sexta-feira, 23 de maio de 2014

CULTIVO DE BANANA GANHA ESPAÇO NO MERCADO REGIONAL

A banana tem sido uma excelente oportunidade de negócio para empresários da região do Cariri. O clima favorável e a utilização de tecnologia contribuem para a expansão do mercado e garantem o abastecimento do comércio local e de vários estados da região Nordeste. Entre as principais propriedades caririenses, destacam-se os sítios da Serra, o Paraíso Verde e o Barreiras. Juntos, eles produzem cerca de 500 hectares do fruto.

Joacy Fonseca Neto, engenheiro agrônomo e responsável técnico pela plantação no Sítio Paraíso Verde, fala sobre a ampliação no negócio. “Hoje, nós estamos com três fazendas localizadas entre Barbalha e Missão Velha. Em todas as propriedades, trabalhamos com a banana prata. Temos mais de 200 empregados diretos. Se a gente for pensar em trabalhadores indiretos, esse número é ampliado significativamente. A atividade tem se apresentado com um excelente potencial na economia da região”, aponta Joacy.

Para garantir o controle de qualidade do produto que é comercializado fora do estado, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) realiza constantes fiscalizações nas propriedades. Carlos Diógenes, fiscal estadual agropecuário, explica como funciona o processo. “Para que os produtores consigam o certificado de qualidade junto a Adagri é necessário que atendam a diversos requisitos que garantam o controle de qualidade do produto. Toda cultura precisa passar pelo georreferênciamento e por fiscalização, para que seja emitida a permissão de carga”, explica.

Mensalmente, o Ceará vende 1.545 toneladas de bananas para outros estados. A região do Cariri tem contribuído significativamente no volume dessas vendas. O clima favorável da região e a utilização de tecnologia de ponta contribuem para o resultado positivo.

Fonte: Jornal do Cariri

Click na foto para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário