CURIOSIDADES

FRUTAS TROPICAIS

MAÇÃ
A maçã é uma das frutas mais conhecidas do mundo, principalmente por ser a protagonista de lendas e histórias muito famosas, como a de Adão e Eva na Bíblia, e de contos infantis como o da Branca de Neve. Ela é o fruto da macieira (que pode ser um arbusto ou uma árvore), tem forma arredondada, tamanho variável entre 5 e 10 cm de diâmetro, sua cor muda segundo o tipo, podendo ser vermelha, amarela ou verde. A cor da polpa da maçã varia entre o branco e o amarelo, assim como sua consistência, que, segundo a variedade pode ser compacta ou esfarelada. No Brasil, as variedades de maçã mais conhecidas são a amarela ou dourada e a vermelha. A maior parte das frutas que se encontra no mercado é importada, principalmente de países com climas temperados. Na cozinha, a maçã tem inúmeros usos e pode ser preparada de muitas maneiras, acompanhando pratos salgados ou para fazer vários tipos de doce.

 
MELÃO

O melão é a fruta de uma planta da família da abóbora e da melancia. Tem forma variável, podendo ser redondo, oval ou alongado, mas em geral todos os tipos têm entre 20 e 25 cm de diâmetro. A casca pode ser lisa, enrugada ou apresentar nervuras em forma de rede. A cor da casca varia do verde ao amarelo e a da polpa também muda segundo o tipo, havendo melões amarelados, esverdeados e esbranquiçados. Em geral, o melão é uma fruta bem aromático, de gosto definido, mas também é possível encontrar melões insípidos, sem gosto particular, ou mesmo amargos. A planta do melão é rasteira e bem parecida à da melancia. Tem folhas grandes, com cinco pontas salientes. As flores são brancas, algumas vezes amareladas ou alaranjadas, pequenas e frágeis. Na cozinha, o mais comum é servir o melão ao natural como entrada ou como sobremesa. No primeiro caso, ele é temperado com sal ou gengibre em pó. Um prato conhecido e considerado de paladar sofisticado é o melão com fatias de presunto cru. Como sobremesa, pode ser adoçado com açúcar e mel.
O melão tem propriedades refrescantes e, por isso mesmo, é ideal para as épocas de muito calor. Também tem propriedades hidratantes, pois a fruta compõe-se de 90% de água. Contém vitaminas A, C e E, além de alguns sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma fruta ótima para regimes de emagrecimento.

A compra do melão requer alguns cuidados para se ter certeza de que a fruta está em boas condições de consumo. Um melão maduro apresenta as seguintes características: quando comprimido nas extremidades, ele cede levemente; como as sementes devem estar soltas, sacuda a fruta e veja se faz ruído; a casca precisa estar bem firme, ter cor forte e não apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos; o perfume da fruta deve ser suave e agradável.
Ele deve ser conservado em lugar fresco e arejado. Assim, ele se mantém em bom estado por uma semana. Se a fruta já estiver madura, convém guarda-la na geladeira. Caso ela esteja aberta, cubra com plástico ou papel de alumínio para que não absorva os odores dos outros alimentos. Para apressar o amadurecimento do melão, envolva a fruta em uma folha de jornal por 1 ou 2 dias.