quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

  PORQUE SOU MAÇOM

Porque sou homem livre e de bons costumes, porque me domina o amor, porque procuro a justiça e sonho com a liberdade, da humanidade.

Está satisfação de tão elevado ideal só se encontra no seio da maçonaria. A maçonaria é a síntese da vida, nada escapa dela.

A maçonaria é, portanto a única instituição que vive através dos séculos, das paixões e das tragédias humanas.

Graças a essas determinações de sentimentos, e de amor é que não estamos presos a uma época, nem a uma religião nem a uma norma determinada. Combatemos o mal como é entendido pela a maioria de cada povo, praticamos o bem como o bem é entendido em cada momento, e no núcleo em que atua.

Desses momentos é que estamos sempre em atitudes de elevação, e de seguir sempre em ascensão por meio de uma mutação constante, que certamente, nos levara a perfeição.

Por isso nossa obra é uma revolução constante. Não temos o direito de nos determos ante o tempo, nem ante o espaço.

Por isso seremos eternos e estaremos sempre em ação de combate, somos como cavalheiros andantes, nosso caminho é o do mundo.

Os que se sentam para limpar-se do suor na metade do caminho, fadigados da jornada não são maçons, são aqueles que sucumbem em pleno movimento, em plena batalha, sem medo dessa batalha.

A maçonaria não é e nem pode se uma religião, se assim fosse sua missão teria terminado e nos não estaríamos aqui. Pelo o contrario é uma revolução, uma revolução constante, vigorosa, enérgica, revolução de ideais, de conhecimentos e de altruísmo. Rompe com todo passando que se opõe a luz da verdade. Sua obra é o seu pensamento e o seu presente é o amanhã.

As religiões não nos importam se não pelo respeito que elas merecem, enquanto estejam despojados de toda função de fanatismo.

O  G: . A: . D: . U: . Não é se não uma formula, quase um símbolo, quase uma frase, uma ideia para que cada ser aprove uma medida de sua inteligência, de sua concepção deísta ou intuitiva, por isso não o definimos.

Tanto é assim que o G: . A: . D: . U: . Pode ser uma ideia em principio, para uns a revolução, para outros a evolução, para todos a encarnação do próprio pensamento, sem forma nem figura, sem culto, nem adoração, sem amor, nem temor,nem dissolução.
O que indubitavelmente constitui a maçonaria é um laboratório de química? De física? De astronomia? De moral? De virtude? Ou de bondade? De tudo por isso dizemos que é a síntese da vida, uma escola constante de ensinamentos, investiga o que é incerto, se agiganta no combate, porque sua missão é enfrentar tudo o que se opõe ao progresso, desde a ignorância até ao fanatismo. Por isso é uma fonte de caráter de energia e de renovação.

É uma sociedade de segredos? E com segredos?

É uma verdade. Nem um maçom poderá contestar esse preceito maçônico.

É parte importante do nosso juramento. Este assunto tem motivado criticas severas, e injustas no mundo profano, sem conhecimento de causa.

Nesta conclusão devo dizer que todo homem de espírito livre, e da justiça, amante da liberdade e legionário da razão não pode deixar de reconhecer na maçonaria:
“Uma instituição em que a fraternidade é uma influencia ou guia espiritual onde habita uma concepção mais elevada e mais nobre da vida, que não luta contra nada nem contra ninguém, porque é uma força indestrutível, nobre e generosa, porque é a luz a razão.”

“Uma instituição que preparou o terreno onde floresceram a justiça e paz, pois sua única arma é a espada da inteligência. Compreenderão meus irmãos por que sou maçom, e seguirei sendo, enquanto o G: . A: . D: . U: . não me encaminhar para o oriente eterno”.

Luiz umbert santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário