sábado, 2 de março de 2013

SE DER UM VENTO VOCÊ FICA VESGO


Pare de ficar vesga menina! Pode bater um vento e você vai ficar assim pra sempre! Eu heim, Deus me livre e guarde, mas nunca que eu entortava os olhos quando ventava. Morria de medo de ficar vesga de vez por todas. Não fazia a menor idéia porque isso poderia acontecer (ficar vesga com o vento), mas se tanta gente dizia, melhor mesmo acreditar…
 Não…vento forte, brisa, ventania, furacão, não deixa ninguém vesgo. E quanta coisa deixamos de fazer por acreditarmos em idéias sem fundamentos? Tomamos como verdade simplesmente porque um dia aquilo nos foi passado, dito ou empurrado.
O exemplo acima é simples, mas acredito que em algum momento de sua vida você deve ter se deparado com algum desafio e se pegou pensando “eu não consigo”, “isso não é pra mim”, “isso é muito difícil”, “todos são iguais”, e assim vai. Esses “obstáculos” são chamados de Crenças Limitantes. Em Programação Neurolinguística, crenças são as generalizações que fazemos sobre o mundo, sobre os outros e sobre nós mesmos.
Essas crenças limitantes geralmente surgem devido àquilo que nos foi passado durante a infância ou adolescência ou devido a algum trauma que tenhamos sofrido. Por exemplo, uma criança cuja mãe (ou pai) é muito exigente, sempre cobrando perfeição, ser a melhor em tudo, pode chegar à idade adulta sendo uma pessoa extremamente crítica, perfeccionista e nunca satisfeita com o que consegue, pois sempre vai achar que pode fazer melhor. A crença limitante desse adulto é que ele nunca é bom o suficiente.
Uma crença limitante que ouço com freqüência é “não tenho sorte no amor”. Agora eu pergunto: como alguém que acredita que não tem sorte no amor, que só atrai pessoas problemáticas, que deve ter nascido uma frigideira (frigideiras não têm tampas. Se bem eu hoje em dia têm…), etc e tal, vai arrumar um parceiro(a)?? Não vai. Não com essa crença limitante no cangote dela…
Crença limitante é um problema muito delicado, pois a pessoa vai ter que mexer e trabalhar em idéias fixas, que estão lá, enraizadas, há muito tempo. O melhor é tentar substituir a crença limitante por outra idéia, por algo que possa impulsioná-los para mais perto de seus objetivos. Tentem, vigiem seus pensamentos, afinal as crenças limitantes existem somente porque damos força para elas existirem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário