domingo, 26 de fevereiro de 2012

SEGREDO MAÇÔNICO.
O segredo maçônico é de natureza única, mística e individual, de maneira que não pode nunca ser violado ou traído. Só pode ser realizado por aquele maçom que o busca para usá-lo construtivamente, com sinceridade e fervor, absoluta lealdade, firmeza e perseverança no estudo e na prática da Arte Sagrada.

A Maçonaria não se revela efetivamente senão a seus verdadeiros adeptos, àqueles que a ela se doam por inteiro, sem reservas mentais, para se tornarem verdadeiros maçons, isto é, Obreiros Iluminados da Inteligência Construtora do Universo.
Isto é conseguido por intermédio de provas que constituem os meios pelos quais torna-se manifesto o potencial espiritual que dorme em estado latente na vida rotineira, as provas simbólicas iniciais e as provas posteriores do desânimo e da decepção. Dentro de cada ser humano existem muitas faculdades ocultas, que podem ser despertadas através de práticas.
Quem se deixar vencer pelas provas, assim como aquele que ingressar na Associação com um espírito superficial, deixará de conhecer aquilo que a Ordem encerra sob sua forma e seu ministério exterior, deixará de conhecer seu propósito real e a Força Espiritual oculta que interiormente anima a Ordem.
Seu tesouro acha-se escondido profundamente na terra. Só escavando, ou seja, buscando-o por baixo da aparência, podemos encontrá-lo. Quem passa pela Instituição como se fosse uma sociedade qualquer ou um clube profano, não pode conhecê-la; somente permanecendo nela longamente, com inalterada,
esforçando-se em tornar-se verdadeiro maçom e reconhecendo o privilégio inerente a esta qualidade, ela revelará o seu tesouro oculto.

Aqueles que decidem serem maçons apenas para chegar a conhecerem o segredo podem se desiludir, pois podem viver cinqüenta anos com o mestre maçons sem jamais conseguirem penetrar os segredos dessa confraria ... o segredo da maçonaria é inviolável por sua própria natureza, pois o maçom que o conhece, conhece-o somente por ter-lo adivinhado. Não aprendeu de ninguém.
Descobri-o por ter ido à loja, observado, raciocinado, e deduzido. Quando chega a ele, evita participar a sua descoberta a quem que quer seja mesmo a seu melhor amigo maçom, pois se o ultimo no tiver atento de penetrar-lo tão pouco terá  de aproveitá-lo depois de conhecê-lo oralmente, esse segredo será, portanto, sempre um segredo.

Jeam Jacques
A mac. Dessecada.

“Recebi meu segredo através da minha sabedoria e do meu talento; esforçai-vos de proceder igualmente e vos asseguro que alcançaras.”    

Nenhum comentário:

Postar um comentário