terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CRITICA CONSTRUTIVA



Se fossemos fazer um estudo profundo da maçonaria qual a sua origem, qual a sua finalidade, em fim um estudo geral sobre a ardem, estudaríamos por toda a nossa vida e ainda ficaria alguma coisa para ser estudada, escolhemos o tema: a critica construtiva o qual vem acanhar muito bem com a maçonaria hoje.

A critica construtiva baseada em documentos e conhecimentos, apontando erros que devem ser corrigidos, e uma virtude da sociedade democrática e por que não dizer da maçonaria, a qual contraria o totalitarismo, o qual se comporta como deuses ,sendo os donos dos destinos e da própria consciência dos homens.
Assim dentro da maçonaria a critica a erros cometidos, deve ser incentivada com direito do próprio maçom, corrigindo desta forma muitos erros que pode chegar a raias da ingenuidade, isso é altamente construtivo, calar seria acatar, seria assumir total cumplicidade, oficializando-o qualquer homem sente-se acicatado pela critica, dinamizando e procurando aperfeiçoar-se, por outro lado a falta de critica é altamente desestimulante, pois o homem que só recebe elogios, torna-se estático, acostumando que seus semelhantes curvem-se diante de se.
Devemos usar como principio base a tolerância, baseado nisso justificamos nossos erros e tornamo-nos imunes a criticas, devemos, portanto viver a critica construtiva. E dentro deste espírito, precisamos fazer com que na maçonaria ingressem elementos que possuam realmente “o espírito maçônico” espírito que o profano desconhece possuir; mas que nos sabemos que possui, através de sua maneira de agir e de seus procedimentos com seus semelhantes. Mas, para que nossa instituição vá realmente de encontro à distinção que todos desejamos, afim de que, não apenas seja atuante na oficina, mas principalmente responsável pelos os destinos do município e da nação. É necessário que nossa preocupação seja constante no que diz respeito ao ingresso de profano que deverá ter as condições básicas: moral, intelectual e financeira.
Este é o crescimento que desejamos para nossa ordem. O crescimento pela qualidade e não pela quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário