segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

DESCRIÇÃO

Meus Irmãos;
Para que os MESTRES-MAÇONS possam realmente desempenhar o seu papel de protagonistas neste múltiplo cenário que estamos vivendo na sociedade globalizada.
E carente de Líderes.
Abaixo, alguns papéis de protagonistas que são necessários:

FILÓSOFO;
o Mestre-Maçom em vez de possuir às respostas, deve ensinar o "PENSAR" via perguntas que levem ao refletir. Sendo assim o facilitador de descobertas. Observador, calmo e com autocontrole visa os objetivos institucionais para o bem de todos. De onde viemos, onde estamos e para onde vamos e o que faremos neste meio tempo é um de seus questionamentos.


PSICÓLOGO;
o Mestre-Maçom para compreender precisa se colocar no lugar do outro. Verificar como cada um percebe a realidade. E ajudar na compreensão global das realidades. Ajudar a utilizar as necessárias ferramentas psicológicas para o enfrentar saudável do dia a dia,
Mostra não haver necessidade da ansiedade, que é tentar viver no futuro, ou melancolia que é tentar viver do passado. Mas, conscientizar do momento atual para vivê-lo na plenitude.
Ajudando a agir com ética e responsabilidade social.

DETETIVE;
o Mestre-Maçom para poder ajudar é preciso desenvolver a perspicácia de DETETIVE.
Deve ser observador das posturas, das necessidades, dos anseios, dos medos, dos valores e aspirações dos irmãos. Para que possa indicar caminhos e auxiliar nas descobertas dos problemas a serem solucionados.


INOVADOR;
o Mestre-Maçom deve ser um ser de soluções criativas. Identificador das mudanças necessárias.
Constata tendências e é um verificador das vantagens potenciais para a mudança. E cuida das mudanças que tragam vantagens comuns e que otimize o bem comum. Questiona o que se faz, deva ser feito. E o que se está fazendo, se está servindo para solucionar as necessidades da sociedade. Se não, INOVA.

JUIZ;
Não para julgar os outros irmãos.
o Mestre-Maçom deve ser JUIZ do que é certo ético e justo.
Mesmo os decisores mais racionais põem de lado os seus interesses e refutam uma proposta que consideram injustas e ilegais. Mostram que à crítica honesta, leva aos elogios sinceros, sem adulação. Deve possuir uma postura equilibrada nos variados assuntos pertinentes ao bom convívio. Sem perder os
valores e convicções éticas.


ESTRATEGISTA;
o Mestre-Maçom é visionário para o melhor acordo ou a melhor opção que beneficie o todo.
Satisfaz com as tratativas corretas, buscando sempre que os objetivos Éticos e Morais sejam alcançados. Vislumbra os caminhos e serve aos liderados para que todos possam chegar onde foi previamente estabelecido.

DIPLOMATA;
o Mestre-Maçom age de tal maneira que todos possam ver que os objetivos buscados são fáceis de serem atingidos. E os objetivos são atraentes e o caminho é afável, saudável e legal.

Gentis, Educados e assertivos, congregam a todos num bem estar "SEM RESERVAS MENTAIS".


O Mestre-Maçom, que assim desempenhar com dedicação e zelo esses papéis, dará uma grande contribuição para Tornar Feliz a Humanidade. Esses são os papéis a serem desempenhados pelo CONSTRUTOR SOCIAL, na sociedade e não somente dentro do TEMPLO.

Será o "NORTE".

Será o rumo para aqueles que necessitam de orientação fraterna.

"UMA AÇÃO POSITIVA COM UMA FRATERNA TOLERÂNCIA MODIFICA O MEIO SOCIAL".

 
.Fraternalmente.Irisvaldo Bonfim Santos M.’.I.’.
ARLS GÊNESIS FRATERNA Nº3672 - REAA
GOB-GOSP
                                                      
                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário