segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cartilha do Maçom
1-Conforme compromisso assumido durante as sindicâncias, e no dia da iniciação, estabelecer como prioridade o dia da reunião em loja na semana.

2- Colocar a roupa adequada sempre aos trabalhos, ou seja, terno escuro, gravata escura, meias e sapatos escuros, balandrau passado, e abotoado na gola.

3-Sessões aonde profanos fazem parte, ex. Magna Branca, Adoção de Lowtons, Pompa Fúnebre, não é permitido o uso de balandrau.

4-Balandrau, seu uso, ainda não foi totalmente identificado, em quais sessões, na Literatura Maçônica consta vestimenta usada para fins de urgência, e não de uso habitual.

5-Deve-se desde o início dos trabalhos alimentar seu lado espiritual, chegando cedo a Loja,em silêncio, e, de banho tomado.

6- Silêncio... É uma palavra muito importante na Ordem Maçônica, quer na entrada da Loja, na entrada do Cortejo, durante os trabalhos em Loja, e por último, na saída do Cortejo.


7- Firme seu propósito de vir para a Loja
desenvolver seu lado espiritual Maçônico e não para ouvir fofocas, e sequer alimentá-las.

8-Sente-se Maçônicamente na posição correta treine os sinais secretamente, seja estudioso, tenha disciplina de postura, para sentar, ouvir, falar.

9-Antes de apresentar seu trabalho em Loja procure orientação junto a seu padrinho, para ser inscrito junto ao Secretário, antecipadamente, não esqueça que trabalhos extensos são cansativos e chatos, e muitas vezes perdem seu devido valor.
Evite sacrificar os Irmãos em ter de agüentá-lo.

10-Preste atenção ao desenrolar dos trabalhos em Loja, procure estar sempre atento acompanhado do Ritual do Grau, aliás, este deve vir sempre consigo, ele é a sua principal ferramenta de trabalho, acompanhando os trabalhos no Ritual você vai evitar cometer gafes.

11-Tenha sede de crescimento, querer subir de Grau é importante na sua Carreira Maçônica. Lembre-se que após a Loja base existem os Graus Filosóficos que vão do 4 ao 33 acredite em si próprio, no seu potencial, apresentando trabalho do Grau, trabalhos na Ordem do Dia, marcando presença em Loja, desenvolvendo os eu crescimento. Não espere por ninguém, assine revistas especializadas, consulte a biblioteca da Loja, pratique a leitura de um bom Livro Maçônico na sua casa.

12-Exija do seu padrinho sempre o esclarecimento de dúvidas, não fique sendo apenas um espectador, caso o seu padrinho não seja atuante na Ordem, procure outros Irmãos Mestres que melhor lhe simpatize, eles terão o máximo prazer em lhe informar, esclarecê-lo e orientá-lo, não venha para a Loja somente por vir, faça valer a sua presença.

13-Finalmente leve uma vida Maçônicamente
correta, com atitudes, e exemplos corretos, não somente com palavras, cumpra com suas obrigações familiares, financeiras, sociais e de negócios. Não adianta cumprir com obrigações Maçônicas e no mundo profano não ser idôneo.

 Templo Antonio Gonçalves Ribeiero. M. Velha-ce
1- Obrigar a Lei Iniciática do silêncio.
2- Dar instruções para Aprendizes, Companheiros e Mestres.
3- Ministrar ensinamentos esotéricos a todos os Irmãos.
4- Manter disciplina ao trajar-se.
5- Ter respeito hierárquico às Dignidades.
6- Exigir que as leis sejam cumpridas.
7- Selecionar rigorosamente a admissão de futuros maçons.
8- Proporcionar harmonia de propósitos e finalidades.
9- Fazer um remanejamento administrativo programado.
10- Incentivar a consciência de liderança pensante na sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário