A LOJA MAÇÔNICA DEUS, CARIDADE E FAMÍLIA Nº 87, AGRADECE A TODOS OS SEUS
COLABORADORES. QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO LHES DÊ SABEDORIA PARA
CONDUZIR DE FORMA BRILHANTE AS SUAS EMPRESAS.
CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR
O CONCEITO E A NATUREZA DO PATROCINIO
Atualmente os patrocínios
esportivo, cultural e social estão presentes na "guerra" travada
entre as grandes corporações na disputa pelos seus mercados, embora nós também
o encontremos nas ações de Marketing das médias e pequenas empresas.
Numa época em que fatores como preços competitivos,
serviços de excelência, qualidade do produto e diferencial tecnológico não mais
asseguram o sucesso empresarial, a marca surge como fator que faz a diferença.
E, como se trata do maior patrimônio da organização, a marca tornou-se o fator
preponderante na Comunicação e no Marketing Estratégico de qualquer empresa.
Para POZZI ([i]) um Patrocínio é "a provisão
de recursos financeiros, humanos ou físicos por uma organização diretamente
para um evento ou atividade em troca de uma associação direta com o
mesmo".
Hoje em dia é bem expressivo o número de empresas
que vem atuando como patrocinadores da cultura, do esporte, do social e da
ecologia como fator de alavancagem das suas ações de marketing. Diante disso, o
patrocínio acabou se tornando o elo entre o Mix de Marketing da organização e o
seu Composto Promocional.
Porém, o autor acima conceitua o Patrocínio apenas
sob o enfoque operacional e, diante disso, faz-se necessário abordar mais
amplamente a questão, pois o patrocínio evoluiu para uma dimensão mais ampla de
natureza estratégica, conforme se observa na definição de Melo Neto ([ii]): _
"é uma ação de marketing promocional que, ao dar suporte às demais ações
do Composto Promocional contribui para o alcance dos objetivos estratégicos de
Marketing da empresa, em especial no que se refere á imagem corporativa,
promoção da marca, posicionamento do produto, promoção de vendas e comunicação
com clientes, fornecedores, distribuidores e demais parceiros".
No contexto do Marketing Estratégico a importância
do patrocínio é tal que alguns autores já falam em "Mix do
Patrocínio", o qual envolve ações de prospecção e identificação dos alvos
do patrocínio, o valor do investimento, os locais de realização das ações de
patrocínio e as ações de comunicação do patrocínio.
A Natureza do Patrocínio
O Patrocínio é uma estratégia de investimento
promocional na cultura, no esporte, na ecologia e até mesmo na área social.
Dessa forma, o patrocínio – como uma estratégia de investimento – busca
alcançar tanto retorno financeiro quanto institucional, cuja dimensão mais
importante é a promoção de uma marca.
E o que o patrocinador deseja? Ele deseja tornar
sua marca mais conhecida e com uma forte imagem; ou seja, uma imagem positiva e
consolidada. Por isso ele busca associá-la ao esporte, à cultura, à ecologia e
ao social.
Mas, o patrocinador também deseja aumentar as
vendas de seus produtos – e serviços – além de veicular sua marca na mídia e
conquistar novos clientes e mercados. E, para isso, o Patrocínio deve atuar
como uma estratégia de comunicação interativa com os atuais e futuros clientes.
Um Patrocínio bem elaborado prevê a interação entre
o produto e a marca do patrocinador e os consumidores e, o melhor exemplo
disso, são as distribuições de brindes, sorteios, cuponagem e etc. Além disso,
o Patrocínio permite ao consumidor presenciar os benefícios do produto e os
atributos da marca.
Sendo assim, tal como a Propaganda, a Mala Direta,
as Relações Públicas e a Assessoria de Imprensa o Patrocínio é uma ação de
comunicação que adquire cada vez mais importância no Mix de Marketing e no
Composto Promocional das organizações.
Julio Cesar S. Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário