sábado, 3 de agosto de 2013

RELIGIÃO

O fenômeno religião

Por Christian Gurtner

Após muito pesquisar sobre os diversos temas da história antiga e moderna, muitas coisas começam a ficar mais claras. Desenvolvi uma teoria de como surgiu e o porque do sucesso das religiões que perduram até hoje. Usando o cristianismo como exemplo, vamos à cronologia de uma crendice:
  1. Numa época onde a ciência era quase nula e os seres humanos se questionavam até mesmo sobre o que era aquela enorme bola amarela que aparecia no céu, existiam também doenças mentais, ervas alucinógenas e até mesmo pessoas com muita imaginação e algumas até com intenções egocêntricas. Eis que surgem as idéias de deuses e seres invisíveis.
  2. Sem nenhuma resposta para fenômenos que hoje chamamos de simples e naturais, as pessoas começam a aderir às idéias de deuses, e mais “teorias” são adicionadas, misturando-se com lendas e fatos reais e vendidas como verdade suprema. A questão do bem e do mal é explicada como deuses e demônios.
  3. Líderes e reis adotam determinada crença e com o tempo o povo acaba seguindo as mesmas, e as crianças já nascem e são criadas mergulhadas nessas teorias as quais não têm porque duvidar.
  4. Com a adoção do cristianismo como religião oficial de determinada região, o fenômeno toma grandes proporções.
  5. Com o poder adquirido, os cristãos criam novos dogmas, novas “teorias” e novas leis. Começa a intolerância religiosa.
  6. Cristãos perseguem, torturam e matam qualquer pessoa que não seja cristã. O mundo onde existem cristãos se resume em “ser cristão” ou “ser morto”.
  7. Com o tempo, mesmo aqueles que fingem “ser cristãos” para não morrer, acabam vendo seus filhos engolidos pela igreja.
  8. A intolerância, a proibição de idéias contrárias, a nula liberdade de expressão e até mesmo a influência da igreja sobre a ciência, se tornam o golpe de misericórdia para acabar de vez com qualquer chance de argumentar, tornando-se a igreja a detentora da “verdade universal”
  9. Vendo outra religião crescer e se tornar poderosa nas regiões onde a igreja cristã não governa, é decidido atacar e impor o cristianismo no oriente. Dessa vez a igreja cristã não consegue e o mundo se divide.
  10. Com toda tirania e perseguição, a igreja cristã acaba sofrendo conflitos internos e seus próprios fiéis se voltam uns contra os outros, é a reforma protestante.
  11. Após mais perseguição e batalha de idéias, o cristianismo se vê enfraquecido.
  12. Soma-se o início de uma época onde a liberdade de expressão se torna lei, a ciência evolui e as pessoas têm maior acesso à educação. O resultado são diversas outras crenças ganhando espaço e, uma delas o ateísmo.
  13. O cristianismo já não pode impor leis nem governar, mas continuam a existir muitas pessoas de fé, e isso porque nascem e são criadas com essas crenças.
  14. Desde que nascemos nos ensinam a falar, nos falam que devemos andar publicamente sempre vestidos, que devemos dizer “obrigado” e, ,”por favor,” e fazer isso ou aquilo. E FAZEMOS! O mesmo acontece com a religião.

Bom, quando falarem “Se deus não existe, como o cristianismo é tão grande assim?” Minha teoria é uma das possíveis respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário