terça-feira, 20 de agosto de 2013

A EDUCAÇÃO QUE O MAÇOM DEVE BUSCAR

Capacidade não é juízo;
Inteligência não é sentimento;
Assim como riqueza não é felicidade, e instrução não é educação.

A maçonaria tem um papel muito grande na educação do homem.
Para instituirmos a educação correta, é evidente que temos que compreender, o significado da vida como um todo, e, para isso, devemos ser capazes de pensar, não consistentemente, mas de maneira sincera e verdadeira.

O homem ignorante não é o homem sem instrução, mas aquele que não conhece a si mesmo...

E o homem intelectualmente culto é estúpido quando crê que só os livros, o saber e a autoridade lhe podem dar a compreensão. Educação no sentido verdadeiro é ajudar o individuo a torna-se um ente amadurecido e livre para florescer ricamente em amor e bondade.

A educação fundamental não significa tiramos diplomas universitários, mas absorvermos a herança moral, intelectual e estética da raça humana; alcançarmos o controle de nos mesmos, como do mundo exterior, escolhermos o melhor como associado do nosso espírito, aprendermos a adicionarmos a amizade a cultura, a sabedoria ao conhecimento e o perdão a compreensão.


O MAÇOM VERDADEIRO.

Nunca ridiculariza ninguém.
A cada instante que decorre mais e mais ele se torna um apologista e guardião do que é sempre eficaz.
Não possui orgulho nem arrogância.
É tolerante e compreensivo e para ele não existe distinção de idiomas ou países.
É aquele que procura o seu semelhante para dar-lhe o abraço fraterno e o osculo da paz e da compreensão.
É um homem livre e de bons costumes que prefere a todas as coisas, a justiça e a verdade e que, desprendido dos preconceitos, do vulgar, é, igualmente amigo do rico e do pobre, se são virtuosos.


O QUE E UM MAÇOM?

Perguntou certa vez uma menina a sua mãe: desejava que a senhora me dissesse com todo clareza o que é um maçom? E a mãe com toda ternura e grande calma, respondeu. Que cuidado te dar isso, minha filha? E a criança respondeu: sempre desejei saber isto, por que meu pai o é e é justo que eu saiba, pois bem, disse aquela mãezinha com um sorriso nos lábios:
Maçom minha filha é um homem instruído, homem de bom coração que não permite que uma má paixão vibre em seu coração e, em seu cérebro uma ideia de injustiça ou maldade que procura sempre a verdade e por sua conduta e honradez, se mostra um exemplo, em qualquer causa atua como um justo considera um lar um templo, é um estudioso que não se cansa de aprender, ferrenho inimigo do tirano, respeita todas as opiniões, contrario a toda opressão ao fraco, ao humilde da a suas mão, cumpre seus deveres no lar, exerce como uma virtude natural a caridade, abomina o mal, não tem vícios, está sempre a correr em defesa da verdade, ampara os velhos e dar conselhos a crianças e perdoa a toda ofensa. Sua grande obra é atingir a perfeição do homem que a respeito de todos os escrúpulos ninguém isento é de defeitos porque nada há perfeito em toda criação. De qualquer forma minha querida, creio que defini a personalidade de um maçom, portanto tracei-te o retrato do teu pai. E a menina beijando a mãe, agradecida disse ao ouvido. “Olha quando eu crescer não me deixes casar senão com um maçom.”




“O maçom tem de usar de elegância e simplicidade em todos os seus atos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário