sábado, 20 de junho de 2020

OS QUE NÃO ACEITAM CORREÇÃO
“Quem rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento”

Você conhece alguém que tem dificuldades para ser corrigido?
Você conhece alguém que tem dificuldade de aprender?
O texto sagrado acima traz sérias advertências para essas pessoas.
Hoje quero destacar os riscos e perigos que sobrevêm aqueles que não aceitam ser corrigidos e disciplinados.
Vejamos então os perigos que cercam aqueles que não aceitam a instrução, a correção, a disciplina:
Primeiro, a “pobreza”. Note o que diz o texto: “Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução”. A NTLH traduz assim Provérbios 13:18: “Quem rejeita a correção acabará pobre e na desgraça, mas quem aceita a repreensão é respeitado”.
Pessoas que têm dificuldades para serem corrigidas têm um encontro marcado com a pobreza.
A pobreza a que alude os textos são duas: pobreza de alma. “Menospreza a alma”. Quem não aceita ser corrigido, disciplinado, fica pobre de alma. Mas, também a pobreza material. Pessoas que não aceitam a correção, a instrução, não avançam, não conquistam, ficam paralisadas.
Dificilmente você conhecerá alguém que não aceita ser corrigido, instruído, disciplinado, próspero. Geralmente pessoas que não aceitam a instrução, a correção a disciplina são falidos, emocionalmente, financeiramente, espiritualmente.
Segundo, a vergonha. A NTLH é mais enfática quando diz: “Quem rejeita a correção acabará pobre e na desgraça”. Não há desgraça maior que pode sobrevir alguém do que estacionar na mesmice. Algumas pessoas estacionaram na vida porque não aceitam correção, não abrem mão de seus pressupostos, ainda que equivocados e errados.
Ninguém procura pessoas que não aceitam instrução, correção, disciplina para serem seus mentores. Pessoas que não aceitam instrução, correção, disciplina vivem a vergonha e a desgraça da solidão relacional.
Terceiro, aceita a pequenez como estilo de vida. Note o que diz o texto: “O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma”. Pessoas que não aceitam instrução, correção, disciplina são pequenas de alma. Nada tem a acrescentar pessoas que não aceitam ser corrigidas, instruídas, disciplinadas. Pessoas que tem dificuldades com a correção e a disciplina são pigmeus, anões, de alma.
O pregador puritano do século XVII Thomas Brooks disse acertadamente: “As correções ministradas por Deus são nossas instruções; Seus açoites, nossas lições, e Suas chicotadas, nossos mestres”. Deus faz isso usando pessoas e circunstâncias, mas só aqueles que querem conviver com a pobreza, a vergonha e a pequenez da alma não aceitam serem corrigidas, disciplinadas, instruídas. Que Deus nos livre!
Em Cristo
Pr Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário