domingo, 21 de agosto de 2016

Tomando uma Atitude

Respeite os outros. Se quiser respeitar a si mesmo, você precisará começar a respeitar as pessoas que lhe cercam, e não apenas aquelas que possuem mais experiência ou mais conquistas. Você precisará respeitar todos os seres humanos que não lhe causaram mal. É claro, certas pessoas não merecem seu respeito, mas você precisa trabalhar para tratá-las da maneira que quer ser tratado, independentemente do sujeito ser seu chefe ou do caixa de seu mercadinho local. Eis algumas maneiras básicas de respeitar os outros: Seja honesto com os outros.
Não roube, prejudique ou insulte os outros.
Escute o que os outros têm a dizer, considere a opinião deles e evite interrompê-los.

Trate a si mesmo com o respeito básico. Normalmente fazemos coisas conosco que jamais pensaríamos em fazer com alguém importante para nós (Qual foi a última vez que você chamou um amigo de feio, disse que ele não era bom o bastante, desencorajou-o por algum motivo ou sabotou a felicidade dele?). Independentemente da sua concepção relativa à palavra “respeito”, aplique-a a si mesmo. não se machuque e não se insulte, independentemente do quão deprimido se sintas. Tal tipo de tratamento, quando aplicado, apenas piorará seu caso. Eis algumas maneiras de se tratar com respeito básico.
Não roube de si mesmo (Ao colocar qualquer coisa no cartão de crédito, por exemplo, você está essencialmente roubando dinheiro de seu futuro ser. Afinal, você terá de pagar isso algum dia).

Seja honesto consigo em vez de tentar negar aquilo que você realmente deseja. Pense por conta própria ao desenvolver suas próprias fontes de conhecimento e ao realizar pesquisas, em vez de seguir cegamente as opiniões dos outros. Pode ser útil se tornar cético, questionando o mundo ao seu redor.
        
Reconheça quando pessoas lhe desrespeitarem e aja para parar isso. Uma pessoa com respeito próprio não permite que os outros a tratem mal., e não se associaria a alguém desrespeitoso. Isso pode parecer óbvio, mas há muitas ocasiões em que aceitamos ser tratados mal (de maneiras menores ou maiores), pois acreditamos que a pessoa não sabe das coisas, ou porque não estamos dispostos a deixar tal sujeito de lado. Às vezes, nos sentimos tão deprimidos conosco que acreditamos que não merecemos nada de melhor. Quando alguém não lhe respeitar, você precisa aprender a se livrar de tal pessoa.
Ninguém disse que seria fácil deixar de lado uma pessoa que lhe desrespeitou, principalmente se o sujeito for muito importante. Porém, assim que você deixar de lado o hábito de se associar a alguém que lhe faz se sentir mal, o respeito próprio aumentará.
Aprenda a reconhecer um relacionamento manipulativo ou controlador. Pode ser difícil enxergar quando pessoas próximas estão sendo desrespeitosas, especialmente se elas agirem de maneira sutil e ardilosa. Isso fica ainda pior quando a pessoa é uma “amiga” de longa data.

Pare de ser carente. Muitas vezes, em namoros ou em amizades, permitimos que as pessoas se aproveitem de nós por nos sentirmos carentes. Aprenda a lidar com o fato de que você não precisa depender de alguém para ser feliz.
Pare de ser um puxa-saco. Ficar atento às necessidades dos outros, mas ainda lidar com os próprios problemas, é um sinal clássico de respeito próprio.

Aprenda a praticar a comunicação não violenta. Ao confrontar alguém em relação a um comportamento desrespeitoso, tente utilizar a comunicação positiva e produtiva.
        
Tome conta de seu corpo. Uma pessoa que negligencia a própria saúde falha em enxergar a sorte que tem por estar viva. Quando se esforça para manter seu corpo funcionando bem, você não apenas se sente melhor fisicamente como também se orgulha. Respeitar seu corpo significa não insultá-lo pela aparência natural dele. Faça um esforço para entrar em forma e permanecer saudável, mas não se deprima por aquilo que é incontrolável, como suas proporções. Foque nas coisas que você pode mudar e melhorar, e faça-o por querer se sentir bem, e não por achar que seu corpo “não é bom o bastante”.
Isso não significa que ir à academia e parecer incrível lhe fará sentir uma grande dose de respeito próprio. Isso significa que, se não arranjar um tempo para cuidar de si e de sua aparência, você acabará perdendo respeito pelo seu próprio ser.
Até mesmo esforços básicos para manter a boa higiene mostra às pessoas ao seu redor que você se importa o bastante consigo para tomar conta de sua aparência.

Perdoe os outros. Se quiser respeitar a si mesmo, então você precisará     aprender a   perdoar as pessoas que cometeram erros. Isso não significa que você deva ser o melhor amigo delas – mas sim, que deves perdoá-las mentalmente e aprender a seguir adiante. Se você estiver desperdiçando todo o seu tempo pensando em todas as suas brigas e ressentimentos, será impossível pensar claramente ou viver no presente. Portanto, faça um favor a si e perdoe as pessoas para poder seguir em frente. Até mesmo alguém que tenha lhe prejudicado de maneira indizível terá de ser apagada de sua mente para que você possa seguir em frente. Você não pode ficar preso ao ressentimento e à raiva eternamente.

Aborde as falhas que sejam abordáveis. Respeitar a si mesmo não significa pensar que seu ser é perfeito e que não há nada que precise ser melhorado. Isso significa conseguir aceitar o que é imutável em seu caráter, enquanto se aborda tudo aquilo que precise ser mudado. Arranje algum tempo para pensar em si mesmo e para considerar as falhas que você gostaria de consertar. Talvez, você saiba que não é um ótimo ouvinte, ou ache que se estresse demais, ou se irrite muito com besteiras, ou talvez puxes muito o saco dos outros. Arranje um plano para fazer algum tipo de mudança nesses departamentos. Em breve, você conseguirá nutrir um pouco mais de respeito por si mesmo. É claro, você não pode abordar uma falha em um ou dois dias. É preciso muita dedicação e persistência. Ainda assim, dar os primeiros passos para se tornar alguém que você respeite lhe fará se sentir mais confiante.

Melhore. Isso é diferente de abordar suas falhas. Melhorar significa tomar  uma atitude e experimentar coisas novas e abrir sua mente a novas possibilidades, em vez de se contentar com seu estado atual. Melhorar pode significar participar das aulas de ioga, fazer serviços voluntários, passar mais tempo aprendendo com os mais velhos, enxergar múltiplas perspectivas em relação a algo, ler literatura clássica em vez de tabloides toscos e sempre buscar coisas novas.
Se você se sente uma pessoa dinâmica que sempre muda e evolui, conseguirá se respeitar mais.

Conduzindo-se Apropriadamente

Não se diminua. Se você quiser respeitar a si mesmo, pare de se diminuir, especialmente em frente aos outros. Uma coisa é rir de si mesmo, o que exibe que você não se leva muito a sério e não está obcecado em parecer perfeito o tempo todo. Porém, é outra situação falar coisas do tipo: “Pareço tão gordo hoje” ou “Por que alguém iria falar comigo?” em frente aos outros. Falar esse tipo de coisas fará com que os outros vejam que você não se valoriza. O outro se sentirá desconfortável. Se você se diminuir, encorajará os outros a fazer o mesmo.
Da próxima vez que pensar mal de si mesmo, escreva o que lhe passou pela cabeça em vez de dizê-lo. Se disser o pensamento em voz alta, você achará que ele é verdadeiro.

Não permita que os outros vejam você fazendo algo que lhe causará arrependimentos mais tarde. Isso pode significar muita coisa – de ficar bêbado e agir ridiculamente em público a ficar com alguém num bar na frente de todo mundo (mesmo que a outra pessoa não seja realmente legal e você queira apenas atenção). Isso também vale para muitas atitudes idiotas e feitas apenas para chamar a atenção. Prefira as coisas que farão com que você se sinta orgulhoso mais tarde, e não pratique ações apenas para conseguir alguns risinhos baratos.
Tente manter uma imagem consistente em relação a si. Pode ser difícil ver os outros lhe vendo como o cara mais inteligente da sala se você for visto dançando com uma “cabeça de cavalo” na noite passada.

Evite ficar muito emotivo. É aceitável perder a cabeça de vez em quando, mas você deve evitar que as pessoas vejam sua paciência desaparecer completamente, ou elas não lhe respeitarão. Os outros acharão que você não consegue lidar com as próprias emoções. Se você se sentir nervoso, desculpe-se e saia para caminhar, tome um ar fresco, ou ligue para alguém que possa ajudá-lo a se sentir mais calmo, em vez de ficar todo irritado com qualquer coisa. Se você ficar irritado regularmente, poderá dizer coisas que lhe causarão arrependimentos, e as pessoas acharão que não passas de um esquentadinho grosso.
Respeitar a si mesmo também significa conseguir controlar o que passa em sua mente. Ainda que ninguém esteja sob controle 100% do tempo, você ainda pode alcançar essa meta.

Admita seus erros. Se você realmente quer respeitar a si mesmo, terá de admitir seus erros. Se você fez besteira, permita que as pessoas saibam disso de uma maneira que possam enxergar sua sensação de culpa. As pessoas precisam ver que você pensou muito na situação para evitar repetir o erro no futuro. Não negue o que você fez e espere que todos varram isso para debaixo do tapete: dê a si mesmo e aos outros que lhe cercam respeito o suficiente para admitir sua humanidade.
Se você aprender a admitir os erros, as pessoas lhe respeitarão muito mais e confiarão em seu caráter.

Passe tempo com pessoas que lhe respeitam. Se aproximar de pessoas que lhe fazem se sentir terrível certamente baixará seu respeito próprio. Você se sentirá mal não apenas pelo que o outro diz, como também ficará irritado por permitir que tal sujeito lhe acompanhe. Encontre pessoas que façam você se sentir bem consigo e com o mundo, e que tenha tempo para escutá-lo e ajudá-lo com seus sentimentos.
Isso é especialmente verdadeiro para relacionamentos. É quase impossível ter respeito próprio se você estiver namorando alguém que lhe rebaixa.

Permaneça humilde. Algumas pessoas acham que se exibir fará com que os outros as admirem mais – afinal, toda a exibição mostrará à humanidade as grandes conquistas que elas fizeram. Porém, se realmente quiser pessoas que lhe respeitem e que lhe achem incrível, você precisará praticar a modéstia e a humildade, permitindo que os outros reconheçam sua grandeza em vez de ouvirem sobre ela. Ninguém gosta de uma pessoa arrogante ou que se ache, características típicas de gente insegura. A arrogância e a petulância indicam às pessoas que você não acha que o outro descobriria suas melhores características por conta própria, sem ajuda.Para ser humilde, você precisa aceitar elogios. Se alguém elogiá-lo em relação a algo, não diga “Ah, tá”, sorrindo bobamente. Em vez disso, agradeça a pessoa e diga a ela o quanto o elogio significa para você.

Dicas
·                      Desenvolva um jeito único e original de expressar sua opinião enquanto permanece sendo um bom ouvinte.
·                      A ideia do respeito próprio está muito ligada à autoconfiança. Porém, o respeito tem mais a ver com o que você faz, enquanto a confiança envolve mais seus sentimentos (Claro, os dois andam de mãos dadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário