terça-feira, 3 de março de 2015

OLHOS

Uma vez alguém me disse que os olhos são a janela da alma. Achei estranho, mas fiquei com essa frase no coração. Dizem que, pelo olhar, os que estão à nossa volta podem identificar como estamos naquele momento. Se estamos alegres, tristes, preocupados ou, mesmo, cansados. É pelo olhar que o percebem.

São muitos os olhares.

Foi pensando sobre o olhar que veio em meu coração uma pergunta. 

Uma não, mas várias como estas:
Como foi o olhar de Maria para o anjo quando foi anunciado que ela seria a mãe de Deus? Espanto, carinho, amor ou medo?

Como foi o olhar que Maria lançou sobre o pequeno Menino Deus, seu filho, quando foi colocado em seus braços depois do parto? Alegria, carinho, preocupação?

Qual foi o olhar que Maria deu quando, muito preocupada, encontrou seu filho querido conversando com os doutores no templo? E com qual Jesus respondeu?

Jesus, mesmo sabendo que Judas o trairia e que Pedro o negaria, não deve tê-los olhado com repulsa e sim com olhar de paixão e misericórdia.

E o olhar que ele lançou sobre Verônica enquanto caminhava para o calvário? Quanto carinho.

Ele mesmo, no estado em que se encontrava, não olhou com sentimentos que não fossem de piedade e de misericórdia.

Quando o crucificaram, sortearam sua túnica e dividiram suas vestes, como foi o olhar para os soldados?

Será que não passou no coração de alguns deles, que estavam crucificando o Deus verdadeiro e que Ele estava ali, todo dilacerado, chicoteado e ainda com atitudes de rei?

Será que, ao olhar Jesus, ali, sendo todo despido de sua humanidade, pregado numa cruz, machucado e humilhado, um desses soldados não teria enlouquecido?

Qual foi o olhar de Maria quando, diante de si, viu seu filho todo ensanguentado e sem forças, pregado como um ladrão e pecador, sem assim o ser?

Qual foi o olhar que Jesus deu ao Pai quando, olhando para o céu, disse: “Pai em tuas mãos entrego o meu espírito!”? E qual foi o olhar do Pai quando viu seu filho humilhado pelos homens, suas criaturas?

Olhares acontecem a todo instante em nossa vida. O olhar não é apenas ver, e sim, colocar um significado no jeito em que olhamos e no que é olhado.

Um simples olhar de carinho pode iluminar a vida de alguém que está na escuridão.

Nosso olhar demonstra do que estamos cheios.

Se estamos melancólicos, melancólico será o nosso olhar, mas se é de amor que estamos cheios, com amor olharemos.

Sejamos, então, cheios de Deus e deixemos Deus revelar-se através do nosso olhar.


Amados, uma última pergunta: os olhos são a janela da alma? A essa pergunta seu próprio coração responderá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário