terça-feira, 6 de janeiro de 2015

LEVANTAMENTO DE PESO
O levantamento de peso já existe como prática esportiva há 5 mil anos. Sua origem está na China, onde homens erguiam pedras, as quais posteriormente seriam unidas por varas de bambu, como forma de exercício.
No Egito, também existem registros de homens que levantavam sacos de areia para aumentar a potência muscular.
A prática, no entanto, só se transformou em esporte na Grécia antiga, quando ocorreram as primeiras competições. Como era útil para os soldados, o esporte difundiu-se pela Europa e chegou à sua versão atual no século XIX, quando foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, em 1881.
O levantamento de peso já esteve presente nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, disputados em Atenas, na Grécia, em 1896. A federação internacional foi criada nove anos depois. Apesar da entrada rápida no programa das Olimpíadas, o esporte só ganhou sua versão feminina em 2000, na disputa que aconteceu em Sidney, na Austrália.
Atualmente, o levantamento de peso é utilizado como esporte de base para a prática de outras modalidades, como o futebol principalmente na Europa. Como o treinamento com halteres aprimora determinadas partes do corpo, como a região lombar, os ligamentos e as articulações, grandes clubes fazem seus atletas praticarem o levantamento como esporte auxiliar.

Veja o exemplo de um levantamento perfeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário