sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MINHA RELIGIÃO
POESIA PREMIADA COM MEDALHA DE OURO NO CONGRESSO MAÇÔNICO CELEBRADO PELA A  AUG  : . E RESP: . LOJ: . FILHOS DA LUZ EM GUANABACOA – CUBA.
AUTOR: IR: . JOSE G TORRES           
TRADUÇÃO IR: . FREDERICO C. BISCAIA.

ENTREI NA IGREJA, OBSERVANDO: A ESPIRAL DO CHEIROSO INCENSO, A MISTICA EXPRESSÃO DAS IMAGENS, A FIGURA DO SACERDOTE O REPOUSANTE ASSENTO OS IMPONENTES CÂNTICOS  SACROS DOS FI ÉS, A FERVOROSA REZA, CONSEGUIRAM DESPERTAR MINHA ALMA ADORMECIDA E COMOVER MEU ESPIRITO, EM UM MOMENTO.
LOGO, OBSERVEI: A CÚPULA GIGANTE, AS NAVES MAJESTOSAS NO CENTRO, AS ALTAS COLUNATAS, AS VOLUTAS, ARQUI-VOLUTAS, ENTALHES E ARABESCOS, OS CINZELADOS CÁLICES  DE OURO, OS ALTARES DE MÁRMORE E AZULEJOS, E ANTE AQUELE DESLUMBRANTE PANORAMA, DEIXEI CALADO E PENSATIVO O TEMPLO.
SAI À RUA, AO ENCONTRO DA MULTIDÃO DE SERES MISERÁVEIS E DE REPUGNANTE ASPECTO, QUE A PIEDADE IMPLORAVAM COM FRASES DE ANGUSTIOSAS LAMENTAÇÕES. AO VER OS FARRAPOS DE SUAS VESTES, OLHOS VIDRADOS E ROSTOS MACILENTOS, SENTI FRIO EM MINHA ALMA E NEGRAS DUVIDAS SURGIRAM, NUM INSTANTE EM MEU CÉREBRO.
COMO! PENSEI- TANTA MISÉRIA EM TORNO E TANTO LUXO, TAL RIQUEZA LA DENTRO... ESTA É A RELIGIÃO DE JESUS CRISTO, AQUELE DIVINO MESTRE, SEM IGUAL? ABRI A HISTORIA.  EM SUAS BRILHANTES PAGINAS QUIS, PARA MINHAS DUVIDAS, ENCONTRAR REMÉDIO... MINHA RAZÃO ILUSTRAR, BUSCAR ANSIOSO, A RELIGIÃO, O CULTO VERDADEIRO.
MAS, AO VER AS NUMEROSAS GUERRAS, PRODUTOS DE EMPENHOS FANÁTICOS, A EXPULSÃO DOS MOUROS E JUDEUS, A HORRÍVEL ABJURAÇÃO DE GALILEO, O SUPLICIO DE BRUNO E A MONTADA DE DOS FI ÉS SECTÁRIOS DE LUTERO, A VISTA COM HORROR, TIREI DO LIVRO E JÁ NÃO PUDE MAIS CONTINUAR LENDO... NÃO! NÃO É ASSIM QUE SE CHEGA ATÉ DEUS! NÃO! NÃO É ASSIM QUE SE GANHA O CÉU!
LI O ALCORÃO DE SEXUALISMO IMPURO, SUA FÉ CEGA E SEU FANATISMO NESCIO, QUE SOMENTE MIM DESDÉM, MERECERAM. CONHECI O MUSLIN SESUAL E RUDE, E NOS VEDAS PROCUREI,  CULTO MAIS SERIO, TÃO POUCO CONSEGUI SACIAR MINHAS ANGUSTIAS E MEU CORAÇÃO SEDENTO DE VERDADE.
QUE CULTO É ESSE QUE O BRAHMA ADORA E AO SUDRA, TRATA COMO ESCRAVO OBJETO? DFA VISCHNÚ  AS VITORIAS CELEBRADAS, POR DOCE POETA DE FOMOSOS VERSOS, DE SAKUMUNI- A MORAL SUBLIME E DE MANÚ, OS PRECEITOS RIGIDOS, SE PODEM ELOGIAR A FANTASIA, NÃO ASPIRAM SENTIMENTOS RELIGIOSOS.  VI O ZENDA- VBESTA, SUA  AUGUSTA MORAL, DOCE CONSOLO, EM MEU PEITO, PORÉM NEM ORMUZ ME PARECEU ADORÁVEL NEM ARIMAN PUDE ACHAR CONSOLO.
E ASSIM, AS HORAS SEM CESSAR PASSARAM ASSIM VOAVA SEM CESSAR O TEMPO, SEMPRE A DUVIDA EM MEU INTERIOR SOMBRIO SEMPRE EM MEUS LÁBIOS, O DESDÉM ETERNO, POIS NEM A CIÊNCIA DO SÁBIO FOSCIO. NEM A REFORMA DO AUDAZ LUTERO  NEM AS DOUTRINAS DE CALVINO E ZWINGLIO CONSEGUIRAM DESPERTAR MEU SENTIMENTO.   COMO SE ADORA A DEUS?   ME PERGUNTAVA E ENCONTREI A RESPOSTA NO SILENCIO. ESTUDEI, MEDITEI, PORÉM, UMA NOITE CHEGUEI AO PÓRTICO DE UM  NOVO TEMPLO, ERIGIDO À GLORIA DO GRANDE ARTÍFICE DO UNIVERSO.
DUAS FORMOSAS COLUNAS LEVANTAM- SE POR CIMA DO MOSAICO PAVIMENTADO, E SOBRE AS PAREDES ARDOROSAMENTE ERGUIDAS, COMO O RICO DOSSEL REPRESENTANDO O CÉU.  BRILHAVA A DIREITA, O SOL NASCENTE E A LUA A ESQUERDA, IA SURGINDO...  E ENTRE RÓSEAS NUVENS, BRILHAVAM OS BELOS FULGORES DE MIL ESTRELAS.
TRÊS ESTATUAS DE PÉ SIMBOLIZAVAM, A FORÇA, A BELEZA E O TALENTO; UM REDUZIDO E MODESTO ALTAR, SOBRE O ALTAR UM LIVRO, E SOBRE O LIVRO, UM COMPASSO E UM ESQUADRO SOBREPOSTOS: EM VIGOROSAS FILEIRAS, COLOCADOS, A UM LADO E OUTRO, GRANDE NUMERO DE TRABALHADORES, QUE EM NOME DO SUPREMO CRIADOR DO UNIVERSO SE CHAMAVAM DE IRMÃOS.
E O QUE MAIS IMPRESSIONOU MINHA ALMA FOI VER: O BRANCO, O AMARELO, E O NEGRO, JUNTOS ALI, SEM DISTINÇÃO ALGUMA, SEM TITULO, OU OUTRO BRASÃO, QUE O DE SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS.
A QUEM SE ADORA AQUI? – PERGUNTEI ANSIOSO. E UMA VOZ RESPONDEU-ME DO INTERIOR: “ AQUI SE ADORA A VIRTUDE” – O VICIO AQUI ESTÁ PROSCRITO DE NOSSO AUGUSTO TEMPLO. AQUI ENSINA – SE AO MODESTO E IGUINORANTE, ENQUANTO O AMBICIOSO APRENDE A HUMILDADE. AQUI SOCORRE- SE AO POBRE DE IMEDIATO. E SE APRESENTAM ESPADAS MIL, PARA DEFENDER A RAZÃO, A JUSTIÇA E O DIREITO.
A RELIGIÃO AQUI NÃO É OBSTACULO ALGUM A POLITICA AQUI NÃO É DURO FREIO VAMOS À DEUS PELA DEUS PELA A RAZÃO E PARA A LIBERDADE, PELO O EXEMPLO.
CALOU-SE A VOZ E UM ESPLENDOR SUBLIME, AS SOMBRAS DISSIPOU DE MEU CÉREBRO E DEI GRAÇAS A DEUS, PORQUE FINALMENTE ACHEI, “ MINHA RELIGIÃO”, O CULTO VERDADEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário