quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Você está se colocando no Papel de Vítima?

Ao invés de assumirem a responsabilidade pelo que acontece na sua própria vida, algumas pessoas preferem se colocar no papel de vítimas. Mas como é que a gente sabe quando alguém está se colocando no papel de vítima? A resposta é: uma vítima tem três atitudes óbvias.
1. Culpar os outros.
Uma vítima sempre aponta o dedo para outras pessoas ou circunstâncias sem jamais olhar para si mesma. A vítima põe a culpa na economia, no governo, na bolsa de valores, no gerente, nos diretores da empresa, no marido ou na mulher, no sócio, em Deus e, é claro, nos pais. A culpa é sempre de outra pessoa ou de outra coisa. O problema é invariavelmente alguém ou alguma coisa, nunca ela própria.
2. Sempre ter uma justificativa.
Quando não está culpando alguém, a vítima trata de racionalizar ou justificar a sua situação dizendo: “Isso não é assim tão importante.” Você acha que se disser ao seu marido ou à sua mulher, à sua sócia ou ao seu sócio que eles não são assim tão importantes, algum deles ficaria muito tempo com você? A resposta é não. Da mesma forma se, na sua opinião determinada coisa não é assim tão importante, você simplemente não terá essa coisa.
Vamos dar como exemplo o dinheiro. Toda pessoa que diz que dinheiro não é importante não tem dinheiro nenhum. Os ricos entendem a importância do dinheiro e o lugar que ele ocupa na sociedade. Nenhum rico acredita que dinheiro não é importante.  
Então pare de se justificar. Não faça como a raposa da fábula de Esopo “A Raposa e as Uvas”.
3. Viver se queixando.
Queixar-se é a pior coisa que alguém pode fazer por sua saúde e por sua riqueza. A pior mesmo, e por quê? Porque existe uma lei universal que diz: “Aquilo que focamos se expande.” Quando  nos queixamos , no que estamos concentrados? Naquilo que está errado em nossas vidas. E, uma vez que aquilo que é focado se expande, receberemos mais do que está indo mal.
Você já reparou como costuma ser difícil a vida das pessoas que vivem se lamentando? Parece que tudo que pode dar errado lhes acontece. Elas podem dizer: “É claro que eu reclamo, minha vida é uma droga.” É justamente o contrário: é exatamente porque elas reclamam que a vida delas é uma droga.
De hoje em diante, quando você se vir culpando os outros, se justificando ou se queixando, pare imediatamente. Lembre-se de que somos nós mesmos que criamos nossas vidas e atraimos para ela o sucesso ou algo negativo. É fundamental resgatarmos nosso poder e escolher cuidadosamente os nossos pensamentos e as nossas palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário