domingo, 15 de abril de 2012

STIGMATA

STIGMATA

Toda igreja é uma empresa. E como toda empresa, uma igreja visa lucro. Só que, diferentemente de uma empresa comum, as igrejas têm a prerrogativa de serem isentas de pagar imposto sobre seus ganhos. Algum legislador imparcial e honesto deve ter pensado: “Como querer que o Estado cobre imposto de renda dessas casas de oração que sobrevivem de esmolas?”.
Acontece que essas casas de oração sobrevivem, e bem, não de esmolas, mas da venda de ilusões, mantidas à custa de muita fraude, ignorância e  burrice generalizada.   
Se eu passasse a usar a minha residência para, descaradamente, vender terrenos no Céu, e se, por acaso, começasse a ganhar muito dinheiro com isso, o Poder Público certamente iria tomar uma atitude, antes mesmo de eu juntar dinheiro suficiente para comprar o meu primeiro jatinho executivo. Eu seria processado e, muito provavelmente, preso por estelionato. Mas se eu for um pouco mais esperto e pagar uns quinhentos e poucos reais para legalizar uma igreja que, segundo sua própria doutrina de fé registrada em cartório, teve a permissão de Deus para lotear o Paraíso, o Estado não vai poder se meter no meu negócio, e sequer vai ter acesso ao montante que estou arrecadando com minhas vendas.
Eu ainda vou perguntar a algum evangélico se ele saberia dizer por que a igreja-empresa que ele frequenta precisa abrir duas, três filiais em cada bairro da cidade. Acho que a resposta obrigatoriamente fará menção a essa fala do filho de Deus: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho”. Entretanto, os cristãos, que receberam esse nome porque querem dar a entender que guardam os ensinamentos de Cristo, deveriam ter seguido o exemplo do seu mestre e espalhado sua palavra não de cima de um palco imponente dentro de um prédio suntuoso, mas falando do meio do povo, ou do alto de uma montanha. 
 Esse foi o tema do filme stigmata, mostrando o desespero da Igreja Católica para impedir a divulgação de um suposto evangelho onde era ensinado que Deus não precisava de intermediários:
 O reino de Deus está dentro de você e à sua volta; não em prédios de madeira ou de pedras. Rache “uma lasca de madeira e Eu estarei lá; levante uma pedra e Me encontrará.


"Nossa espécie é feita de tal maneira, que aqueles que se contentam com caminhos já percorridos atiram pedras aos que ensinam caminhos novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário