quarta-feira, 4 de abril de 2012

O QUE É MAÇONARIA


Se a maçonaria não é satânica, não tem nada a ver com os judeus e seus protocolos, nem com os comunistas, nem com a conspiração universal secreta. A pergunta que pode surgir espontaneamente é: o que é maçonaria? O que tem essa associação para que tenha sido perseguida com tanta dureza e crueldade por todos os regimes totalitários e para que continue sendo atacada pelos intolerantes de hoje?

Definir a maçonaria a partir desse ou daquela ótica política, religiosa, históricas na maior parte dos casos, leva a definições tão dispares e contraditórias quanto falsas e erronias.

Para o código de direito canônico em vigor, a maçonaria ou “seita maçônica” equivale a uma associação que maquina contra a igreja.

Para Bernard. Fay: não é um partido político, não é uma seita, não é uma academia, ainda que tendo isto de uma só vez.

Segundo Coebrest, a maçonaria é uma instituição, filantrópica, filosófica e progressiva, cujo fim é realizar a justiça no mundo.

Uma definição que data de 1801. Falando de maçons, diz que são: “associações fraternais de homem que se ajudam entre se nas necessidades, que socorrem a indigência e que se entregam as cerimônias simbólicas, cujo sentido misterioso já não se conhece”.

As tentativas de expressar o que é maçonaria são inúmeras.
O ritual de aprendiz maçom, diz que é uma sociedade de homens escolhidos, cuja doutrina tem por base o amor em Deus, sob o nome de G:. A:. D:. U:. e o amor aos homens, por regra, a religião natural e universal.

Para o maçom a religião não consiste nos ritos nem nos dogmas, mas, na moral e na pratica do bem. E resume todo seu culto em duas máximas: “faça a teus semelhantes os que quiserem que façam contigo mesmo”.
“Não faça a outros o que não quiseres que te façam”.

O verdadeiro maçom foge de todo fanatismo religioso e da intolerância política, sabe que é pela força da razão e não pela vacilante opinião que os homens devem conduzi-se enfim deve possuir certo  talento que façam útil a se mesmo e a seus semelhantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário