SUPERIORIDADE
Pessoas com
complexo de superioridade precisam, com muita frequência, exaltar suas
conquistas e qualidades. Atitudes que acabam tornando-a uma companhia
desagradável.
É muito comum
ouvirmos falar sobre complexo de inferioridade no ambiente corporativo:
profissionais inseguros, com baixa autoestima e que se sentem inferiores em
relação ao restante da equipe. Pouco se fala sobre o complexo de superioridade
– que atinge muitas pessoas e deixa um clima pesado no trabalho por ser difícil
lidar com a arrogância e inconveniência de profissionais que sofrem com esse
problema.
Na maioria das
vezes, esses indivíduos realmente acreditam que estejam acima dos demais, que
são mais competentes, inteligentes e que todas suas ações e ideias são
melhores. O grande problema é que, para
se sentir bom o suficiente, esta pessoa normalmente inferioriza os colegas e
colaboradores e age como dono da verdade, atrapalhando a rotina e até os
resultados dos demais.
Quem sofre de
complexo de superioridade, na realidade é uma pessoa insegura. Por mais que
afirme o contrário, este profissional duvida da sua própria capacidade e
competência e sentir-se superior é, na verdade, um mecanismo para camuflar seus
medos e inseguranças.
Principais comportamentos de
profissionais com complexo de superioridade
Hábito de se
vangloriar o tempo todo;
Achar que
colaboradores ou colegas são inferiores e menos inteligentes;
Necessidade de
inferiorizar os demais;
Apontar apenas
os defeitos e exagerar nas comparações;
Acreditar que só
terá reconhecimento por meio das suas realizações e conquistas;
Visão distorcida
e exagerada sobre suas capacidades;
Não conseguem
esconder o sentimento de inveja;
Preocupação
excessiva com a opinião das pessoas;
Costumam ser
extravagantes;
Possuem
dificuldade em receber críticas e reconhecer suas falhas;
Necessidade de
se justificar o tempo todo.
Como lidar com colegas que sofrem com
complexo de superioridade?
Estabeleça limites
Defina o que é e
não é aceitável e estabeleça seus limites de forma clara. Fale com tranquilidade
sobre o que é preciso para realizar as demandas do trabalho da melhor maneira
possível.
Exponha suas ideias
Fale sobre suas
ideias e exponha seus argumentos de forma tranquila e com confiança. Ao manter
a calma e ouvir o que a pessoa tem a dizer, você evita conflitos. Caso a pessoa
esteja equivocada, apenas revele a fraqueza dos argumentos que ela está
apresentando e assim abra caminhos para que sua posição seja ouvida.
Entenda o problema
Pessoas que
sofrem com complexo de superioridade são inseguras e duvidam da sua própria
capacidade. Para se sentirem melhor costumam nivelar as pessoas por baixo. Ao
reconhecer esse comportamento, destaque os pontos fortes do seu colega e
exponha isso. Assim a necessidade de autoafirmação será amenizada.
Foque no resultado da equipe
Quando o
comportamento do profissional com complexo de superioridade estiver
interferindo negativamente no resultado e na missão da equipe, traga o foco
apenas para a realização do trabalho coletivo, assim é possível reduzir a concorrência
individual.
Como vencer a necessidade de ser o
melhor
Caso você possua
o complexo de superioridade, entenda que as outras pessoas não precisam estar
erradas para você estar certo. As pessoas não precisam perder para que você
ganhe. Existe espaço para todos e cada um possui suas próprias conquistas e
qualidades.
Invista no autoconhecimento, assim
encontrará mais motivos para confiar em si mesmo e se sentir capaz. Conhecer
sua história de vida, sua personalidade, forças e fraquezas permite que você
tenha uma visão clara do seu potencial.
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