quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DO AMOR AO PRÓXIMO

A maçonaria reconhece  a existência de Deus é parte do homem. Nasceu como ele.

Ao longo dos milênios o homem procurou nas religiões as respostas para muitos enigmas do universo e para duvidas do seu mundo interior. Ainda quando a razão tenha proposta conclusões cientificas e filosóficas para enigmas e duvidas, o apelo da fé continua a ressoar nos corações. Apontando para uma resposta além das conquistas racionais.

A maçonaria que não é uma religião nem professa um culto tem suas doutrinas conducentes nesse principio ama teu próximo.

Confúcio, C551 a 479 AC, tornou-se celebre pela formulação da lei áurea, baseado no principio da reciprocidade.
A um discípulo que lhe indagou qual o principio único pelo qual, o homem devia viver ele respondeu “o que não desejo que faça aos outros”

Por sua vez Jesus Cristo, respondendo a indagação de qual, era o primeiro e mais importante dos mandamentos explicou: o 1º é o ouvi ó Israel, o senhor é nosso Deus, o senhor é um só e amaras ao senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma de todo o teu entendimento de toda a tua força. O segundo é: amar o teu próximo como a ti mesmo, isso significa que o egoísmo, o desamor, e a violência ao próximo são demonstrações que renegam o sopro divino que todo homem recebe do criador. Concebido que foi sua imagem e semelhança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário