sábado, 6 de julho de 2013

vaquejada 2013

VAQUEJADA?


O que aconteceu com a nossa vaquejada?
A conhecida vaquejada de Missão velha Ceara que era comentada como uma das melhores festas de gado do ceara e porque não dizer do nordeste brasileiro.
Uma simples festa sem grandes bandas de forró, mas que fazia migrar para a nossa cidade gente de todas as partes do nordeste.
Vaquejada que tinha a barraca universitária, onde havia um grande encontro de estudantes de varias capitais do nordeste.
A barraca feira da moda barraca essa que abrigava a sociedade missão-velhense.
O forró do inferninho puxado a sanfona, zabumba e triangulo; o verdadeiro forró pé de serra.
No parque de vaquejada CLEMENSSOR, local da derruba de boi, com arquibancadas e barracas recheadas de pessoas simples que apreciavam as corridas enquanto saboreava uma loira gelada admirando as morenas quentes, e as barracas do estádio que se olhando parcialmente mais parecia  um formigueiro humano.
Hoje só nos restam lembranças de uma vaquejada tradicional.
O que se vê hoje é uma festa voltada para a política. Onde no desfile o vaqueiro seria a atração maior, colocam professores e estudantes, para desfilar como se fosse 7 de setembro ( coisa que aqui não existe.) chega a ser cômico professores e estudantes desfilando na frente e os cavalos cagando atrás.
Á época em que mais se precisa de sombra para abrigar os visitantes, animais e transportes do sol escaldante, criou-se um costume de poldar as arvores... QUE IDEIA???
Chegando ao local da corrida que não podemos chamar de parque, sem acomodação o que vemos são poucas barracas  sem um controle, que o que tem pra oferecer são preços muitos caros.
A parte festiva no grande parque de eventos (INACABADO)  o que oferece são bandas de forro universitário, pagode e axé. Com entradas caríssimas.
Por isso é que devemos ver o passado e procurarmos resgatar a velha vaquejada, que dava prazer ao visitante e orgulho ao povo de Missão velha.
Vaquejada essa que Galego Aboiador cantou assim:

QUEM QUISER MULHER BONITA;
LOIRA OU MORENA TOSTADA.
SEJA CASADA OU SOLTEIRA;
SEJA DIREITA OU ERRADA.
VENHA VER EM MISSÃO VELHA;
EM DIAS DE VAQUEJADA.

Aelson Dantas
Missãovelhense do pé rachado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário