quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mereço isso e muito mais


A maioria das pessoas pode ou não saber dar, mas definitivamente não é boa em receber. E, por causa disso, acaba não recebendo mesmo.
Receber costuma ser difícil, pois a pessoa não se sente digna ou merecedora. E de onde vem tanta baixa auto-estima? Do nosso condicionamento. Na maior parte dos casos, isso é o resultado de ouvirmos muitos NÃO, Você está errado, Você é burro, e assim vai. Com isso acabamos carregando o sentimento de não estarmos à altura dos elogios e das expectativas dos outros.
Além disso, a maioria de nós traz o fator punição gravado na mente. Acreditamos que se fizermos algo errado seremos punidos.  O condicionamento da punição está tão impregnado na nossa mente que, não havendo ninguém para nos castigar quando cometemos um erro ou quando simplesmente não somos perfeitos, nós punimos a nós mesmos sem perceber. Isso explica por que algumas pessoas sabotam o próprio sucesso de modo subconsciente.
É importante reconhecer que ser ou não merecedor é somente um história inventada. Nada tem significado, exceto aquele que nós mesmos atribuímos às coisas. Ninguém, ao nascer, passa pela fila do carimbo de merecedor. Ninguém pode lhe impor esse rótulo. É você mesmo quem faz isso, quem inventa isso e quem decide isso. Você e só você determina se é ou não merecedor. Se você diz que é merecedor, então é. Se diz que não é, então não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário