domingo, 8 de julho de 2012

O Emprego e o Empreguismo

Emprego e empreguismo, embora tenham pronúncia e grafia com uma certa similaridade, diferem bastante na semântica e na prática. O primeiro é obra da política, o outro da politicagem. Um é salutar e o outro é um mal endêmico, uma forma perversa de apropriação do poder estatal. O emprego é a ocupação remunerada exercida por uma pessoa. É fruto de uma conquista pelo meio legal, onde para se manter é preciso que haja competência e necessidade. Já o empreguismo é um vício histórico que ignora a competência e a necessidade. É a contra partida para contemplar os cabos eleitorais e os afilhados políticos, constituindo-se no aparelhamento partidário da máquina pública.

CABIDE
Cabide de emprego é uma empresa ou repartição pública que serve para dar emprego aos protegidos de políticos. Por exemplo: Uma repartição pública que pode funcionar perfeitamente com 5 funcionários acaba tendo 20 pois só 5 trabalham e os outros 15 foram colocados por políticos, parentes e etc... Costuma-se dizer: Tal empresa é o Maior "cabide de empregos".

POLITICA DE EMPREGUISMO.

As eleições se aproximam e com ela, vem ai o empreguismo nas prefeituras, secretarias, nas autarquias publicas, enfim vai aumentar o numero de funcionários fantasmas, aquele que está na folha, mas não trabalha e nem bate ponto. O negocio principalmente nas prefeituras do interior do estado é empregar. Emprega-se via prefeitura, via governo do estado. Um verdadeiro trenzinho da alegria. Quer emprego? Cole num vereador deste ai, espalhados pelos nossos municípios que você poderá quem sabe ter sua boquinha. Dinheiro não falta, muitos tiram das licitações fraudulentas, do caixa dois de obras inacabadas e etc. dizem que este ano, durante as eleições a grana vai rolar. E o povo Brasileiro “não é povo, mas publico”, não está nem ai. Vai votar nesta turma e depois vai chorar e reclamar....
É muito emprego mesmo, veja fotos dos empregados indo receber a sua grana.

DE TREM

DE CAMINHÃO


DE D 20


DE CARROÇA


DE MOTO


A PÉ



QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDENCIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário