domingo, 26 de fevereiro de 2012

SEGREDO MAÇÔNICO.
O segredo maçônico é de natureza única, mística e individual, de maneira que não pode nunca ser violado ou traído. Só pode ser realizado por aquele maçom que o busca para usá-lo construtivamente, com sinceridade e fervor, absoluta lealdade, firmeza e perseverança no estudo e na prática da Arte Sagrada.

A Maçonaria não se revela efetivamente senão a seus verdadeiros adeptos, àqueles que a ela se doam por inteiro, sem reservas mentais, para se tornarem verdadeiros maçons, isto é, Obreiros Iluminados da Inteligência Construtora do Universo.
Isto é conseguido por intermédio de provas que constituem os meios pelos quais torna-se manifesto o potencial espiritual que dorme em estado latente na vida rotineira, as provas simbólicas iniciais e as provas posteriores do desânimo e da decepção. Dentro de cada ser humano existem muitas faculdades ocultas, que podem ser despertadas através de práticas.
Quem se deixar vencer pelas provas, assim como aquele que ingressar na Associação com um espírito superficial, deixará de conhecer aquilo que a Ordem encerra sob sua forma e seu ministério exterior, deixará de conhecer seu propósito real e a Força Espiritual oculta que interiormente anima a Ordem.
Seu tesouro acha-se escondido profundamente na terra. Só escavando, ou seja, buscando-o por baixo da aparência, podemos encontrá-lo. Quem passa pela Instituição como se fosse uma sociedade qualquer ou um clube profano, não pode conhecê-la; somente permanecendo nela longamente, com inalterada,
esforçando-se em tornar-se verdadeiro maçom e reconhecendo o privilégio inerente a esta qualidade, ela revelará o seu tesouro oculto.

Aqueles que decidem serem maçons apenas para chegar a conhecerem o segredo podem se desiludir, pois podem viver cinqüenta anos com o mestre maçons sem jamais conseguirem penetrar os segredos dessa confraria ... o segredo da maçonaria é inviolável por sua própria natureza, pois o maçom que o conhece, conhece-o somente por ter-lo adivinhado. Não aprendeu de ninguém.
Descobri-o por ter ido à loja, observado, raciocinado, e deduzido. Quando chega a ele, evita participar a sua descoberta a quem que quer seja mesmo a seu melhor amigo maçom, pois se o ultimo no tiver atento de penetrar-lo tão pouco terá  de aproveitá-lo depois de conhecê-lo oralmente, esse segredo será, portanto, sempre um segredo.

Jeam Jacques
A mac. Dessecada.

“Recebi meu segredo através da minha sabedoria e do meu talento; esforçai-vos de proceder igualmente e vos asseguro que alcançaras.”    

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CRITICA CONSTRUTIVA



Se fossemos fazer um estudo profundo da maçonaria qual a sua origem, qual a sua finalidade, em fim um estudo geral sobre a ardem, estudaríamos por toda a nossa vida e ainda ficaria alguma coisa para ser estudada, escolhemos o tema: a critica construtiva o qual vem acanhar muito bem com a maçonaria hoje.

A critica construtiva baseada em documentos e conhecimentos, apontando erros que devem ser corrigidos, e uma virtude da sociedade democrática e por que não dizer da maçonaria, a qual contraria o totalitarismo, o qual se comporta como deuses ,sendo os donos dos destinos e da própria consciência dos homens.
Assim dentro da maçonaria a critica a erros cometidos, deve ser incentivada com direito do próprio maçom, corrigindo desta forma muitos erros que pode chegar a raias da ingenuidade, isso é altamente construtivo, calar seria acatar, seria assumir total cumplicidade, oficializando-o qualquer homem sente-se acicatado pela critica, dinamizando e procurando aperfeiçoar-se, por outro lado a falta de critica é altamente desestimulante, pois o homem que só recebe elogios, torna-se estático, acostumando que seus semelhantes curvem-se diante de se.
Devemos usar como principio base a tolerância, baseado nisso justificamos nossos erros e tornamo-nos imunes a criticas, devemos, portanto viver a critica construtiva. E dentro deste espírito, precisamos fazer com que na maçonaria ingressem elementos que possuam realmente “o espírito maçônico” espírito que o profano desconhece possuir; mas que nos sabemos que possui, através de sua maneira de agir e de seus procedimentos com seus semelhantes. Mas, para que nossa instituição vá realmente de encontro à distinção que todos desejamos, afim de que, não apenas seja atuante na oficina, mas principalmente responsável pelos os destinos do município e da nação. É necessário que nossa preocupação seja constante no que diz respeito ao ingresso de profano que deverá ter as condições básicas: moral, intelectual e financeira.
Este é o crescimento que desejamos para nossa ordem. O crescimento pela qualidade e não pela quantidade.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

DESCRIÇÃO

Meus Irmãos;
Para que os MESTRES-MAÇONS possam realmente desempenhar o seu papel de protagonistas neste múltiplo cenário que estamos vivendo na sociedade globalizada.
E carente de Líderes.
Abaixo, alguns papéis de protagonistas que são necessários:

FILÓSOFO;
o Mestre-Maçom em vez de possuir às respostas, deve ensinar o "PENSAR" via perguntas que levem ao refletir. Sendo assim o facilitador de descobertas. Observador, calmo e com autocontrole visa os objetivos institucionais para o bem de todos. De onde viemos, onde estamos e para onde vamos e o que faremos neste meio tempo é um de seus questionamentos.


PSICÓLOGO;
o Mestre-Maçom para compreender precisa se colocar no lugar do outro. Verificar como cada um percebe a realidade. E ajudar na compreensão global das realidades. Ajudar a utilizar as necessárias ferramentas psicológicas para o enfrentar saudável do dia a dia,
Mostra não haver necessidade da ansiedade, que é tentar viver no futuro, ou melancolia que é tentar viver do passado. Mas, conscientizar do momento atual para vivê-lo na plenitude.
Ajudando a agir com ética e responsabilidade social.

DETETIVE;
o Mestre-Maçom para poder ajudar é preciso desenvolver a perspicácia de DETETIVE.
Deve ser observador das posturas, das necessidades, dos anseios, dos medos, dos valores e aspirações dos irmãos. Para que possa indicar caminhos e auxiliar nas descobertas dos problemas a serem solucionados.


INOVADOR;
o Mestre-Maçom deve ser um ser de soluções criativas. Identificador das mudanças necessárias.
Constata tendências e é um verificador das vantagens potenciais para a mudança. E cuida das mudanças que tragam vantagens comuns e que otimize o bem comum. Questiona o que se faz, deva ser feito. E o que se está fazendo, se está servindo para solucionar as necessidades da sociedade. Se não, INOVA.

JUIZ;
Não para julgar os outros irmãos.
o Mestre-Maçom deve ser JUIZ do que é certo ético e justo.
Mesmo os decisores mais racionais põem de lado os seus interesses e refutam uma proposta que consideram injustas e ilegais. Mostram que à crítica honesta, leva aos elogios sinceros, sem adulação. Deve possuir uma postura equilibrada nos variados assuntos pertinentes ao bom convívio. Sem perder os
valores e convicções éticas.


ESTRATEGISTA;
o Mestre-Maçom é visionário para o melhor acordo ou a melhor opção que beneficie o todo.
Satisfaz com as tratativas corretas, buscando sempre que os objetivos Éticos e Morais sejam alcançados. Vislumbra os caminhos e serve aos liderados para que todos possam chegar onde foi previamente estabelecido.

DIPLOMATA;
o Mestre-Maçom age de tal maneira que todos possam ver que os objetivos buscados são fáceis de serem atingidos. E os objetivos são atraentes e o caminho é afável, saudável e legal.

Gentis, Educados e assertivos, congregam a todos num bem estar "SEM RESERVAS MENTAIS".


O Mestre-Maçom, que assim desempenhar com dedicação e zelo esses papéis, dará uma grande contribuição para Tornar Feliz a Humanidade. Esses são os papéis a serem desempenhados pelo CONSTRUTOR SOCIAL, na sociedade e não somente dentro do TEMPLO.

Será o "NORTE".

Será o rumo para aqueles que necessitam de orientação fraterna.

"UMA AÇÃO POSITIVA COM UMA FRATERNA TOLERÂNCIA MODIFICA O MEIO SOCIAL".

 
.Fraternalmente.Irisvaldo Bonfim Santos M.’.I.’.
ARLS GÊNESIS FRATERNA Nº3672 - REAA
GOB-GOSP
                                                      
                                                     
Cartilha do Maçom
1-Conforme compromisso assumido durante as sindicâncias, e no dia da iniciação, estabelecer como prioridade o dia da reunião em loja na semana.

2- Colocar a roupa adequada sempre aos trabalhos, ou seja, terno escuro, gravata escura, meias e sapatos escuros, balandrau passado, e abotoado na gola.

3-Sessões aonde profanos fazem parte, ex. Magna Branca, Adoção de Lowtons, Pompa Fúnebre, não é permitido o uso de balandrau.

4-Balandrau, seu uso, ainda não foi totalmente identificado, em quais sessões, na Literatura Maçônica consta vestimenta usada para fins de urgência, e não de uso habitual.

5-Deve-se desde o início dos trabalhos alimentar seu lado espiritual, chegando cedo a Loja,em silêncio, e, de banho tomado.

6- Silêncio... É uma palavra muito importante na Ordem Maçônica, quer na entrada da Loja, na entrada do Cortejo, durante os trabalhos em Loja, e por último, na saída do Cortejo.


7- Firme seu propósito de vir para a Loja
desenvolver seu lado espiritual Maçônico e não para ouvir fofocas, e sequer alimentá-las.

8-Sente-se Maçônicamente na posição correta treine os sinais secretamente, seja estudioso, tenha disciplina de postura, para sentar, ouvir, falar.

9-Antes de apresentar seu trabalho em Loja procure orientação junto a seu padrinho, para ser inscrito junto ao Secretário, antecipadamente, não esqueça que trabalhos extensos são cansativos e chatos, e muitas vezes perdem seu devido valor.
Evite sacrificar os Irmãos em ter de agüentá-lo.

10-Preste atenção ao desenrolar dos trabalhos em Loja, procure estar sempre atento acompanhado do Ritual do Grau, aliás, este deve vir sempre consigo, ele é a sua principal ferramenta de trabalho, acompanhando os trabalhos no Ritual você vai evitar cometer gafes.

11-Tenha sede de crescimento, querer subir de Grau é importante na sua Carreira Maçônica. Lembre-se que após a Loja base existem os Graus Filosóficos que vão do 4 ao 33 acredite em si próprio, no seu potencial, apresentando trabalho do Grau, trabalhos na Ordem do Dia, marcando presença em Loja, desenvolvendo os eu crescimento. Não espere por ninguém, assine revistas especializadas, consulte a biblioteca da Loja, pratique a leitura de um bom Livro Maçônico na sua casa.

12-Exija do seu padrinho sempre o esclarecimento de dúvidas, não fique sendo apenas um espectador, caso o seu padrinho não seja atuante na Ordem, procure outros Irmãos Mestres que melhor lhe simpatize, eles terão o máximo prazer em lhe informar, esclarecê-lo e orientá-lo, não venha para a Loja somente por vir, faça valer a sua presença.

13-Finalmente leve uma vida Maçônicamente
correta, com atitudes, e exemplos corretos, não somente com palavras, cumpra com suas obrigações familiares, financeiras, sociais e de negócios. Não adianta cumprir com obrigações Maçônicas e no mundo profano não ser idôneo.

 Templo Antonio Gonçalves Ribeiero. M. Velha-ce
1- Obrigar a Lei Iniciática do silêncio.
2- Dar instruções para Aprendizes, Companheiros e Mestres.
3- Ministrar ensinamentos esotéricos a todos os Irmãos.
4- Manter disciplina ao trajar-se.
5- Ter respeito hierárquico às Dignidades.
6- Exigir que as leis sejam cumpridas.
7- Selecionar rigorosamente a admissão de futuros maçons.
8- Proporcionar harmonia de propósitos e finalidades.
9- Fazer um remanejamento administrativo programado.
10- Incentivar a consciência de liderança pensante na sociedade.


domingo, 19 de fevereiro de 2012

SIMBOLOGIA POUCO SECRETA

A grande força da Maçonaria sempre esteve no fato de ser uma sociedade secreta. Embora não se possa falar, rigorosamente, em sociedade secreta quando o seu endereço está nas listas telefônicas, ela deve se primar, pelo menos, pela discrição.

Tal fato, no entanto, não se dá. Hoje, os símbolos maçônicos já estão de tal forma vulgarizados que somente o fato do maçom ter uma necessidade premente de se declarar como tal perante à sociedade é que justifica o seu uso.

A Maçonaria têm formas de identificação para os maçons. Essas formas que nós maçons bem sabemos quais são, já não se justificam, exceto em raras ocasiões.

Os símbolos maçons estão nos pára-brisas dos carros, estão na lapela do paletó ou da camisa, na caneta,no anel, no cordão, em toda parte e das mais variadas formas. Até mesmo atradicional identificação através da assinatura, já está por demais vulgarizada. Tão logo você coloca três pontinhos na assinatura, alguém lhe pergunta se você é maçom. Como dizer que não o é, se você é um bazar ambulante com todos os símbolos maçônicos.

Os maçons do passado, aqueles que introduziram tais coisas na Maçonaria, sabiam o que estavam fazendo, mas hoje, tudo isso vulgarizou e é utilizado porque o maçom tem uma necessidade premente de ostentar a sua condição de maçom, não para os maçons, como deveria, mas para os profanos, para a sociedade.

Numa cidade do interior, todos sabem quem é maçom e quem não é. Mas não deveria ser assim. É preciso que o Maçom saiba que se deseja status social, o local não é a Maçonaria; o trabalho maçom tem que primar pela discrição e não pela ostentação. É fácil notar que muitas lojas têm uma grande preocupação em sair no noticiário, dizer que a Loja fez e aconteceu em tal evento. Isso, no meu modesto entender, revela um total desconhecimento dos objetivos da Maçonaria e, o que é pior, revela também o desconhecimento do maçom sobre o seu papel.

Portanto, essa vulgarização ou profanidade da Ordem está abortando seus princípios e tornando-a inoperante.É preciso que nos conscientizemos disso e passemos a abolir a ostentação dos símbolos maçônicos, nós temos que nos identificar é para os nossos irmãos, mas hoje em dia nos identificamos muito mais para os profanos.

Antônio Amâncio de Oliveira

M.:M.:
"Só quem tem dentro de si a maçonaria é que pode a ela pertencer".

sábado, 18 de fevereiro de 2012

SABADO DE CARNAVAL EM MISSÃO VELHA....
RESOLVI  POSTAR SOBRE O NADA....
NADA
A palavra nada é normalmente usada para descrever a ausência de qualquer coisa, ou seja, nada.

Nada também é uma palavra muito utilizada para descrever a falta de argumentos para descrever alguma coisa (Ex.: “Ele não disse nada sobre o que viu”).

Em matemática, nada é equivalente ao conjunto que não possui elementos, ou seja, ao de conjunto vazio,

Vários filósofos escreveram sobre o conceito de nada, entre eles Aristóteles, Descartes, Kant, Heidegger e Sartre.

Em física, o nada é diferente do vácuo e do vazio. Apesar de não ser preenchido pela matéria, o vácuo possui campos elétricos. O vácuo, por sua vez, possui energia que pode dar origem a partículas e antipartículas. Já o nada não possui nadica de nada disso.

Aliás, veja só que interessante: se dermos um sumiço nos átomos, seres vivos, planetas, constelações, galáxias, tudo, tudinho mesmo, o universo continuará pesando três quartos do que pesava antes – ou seja, restarão 73% da sua massa original.

Planetas, constelações e galáxias formam apenas 4% do universo. O resto é constituído de matéria escura, um tipo estranho de matéria sobre a qual os cientistas não sabem nada.

Os cientistas não só descobriram que o Big Bang existiu como atestaram que o universo está se expandindo num ritmo cada vez mais acelerado graças ao vácuo.

Se o universo é finito e está em expansão, como crêem os cientistas, o que existe além e fora dele? O nada absoluto. A matéria, o tempo e o espaço simplesmente não existem fora do nosso universo. É o que a ciência chama de singularidade.

A singularidade não existe apenas fora do universo, mas, acredite, dentro dele. Mais propriamente no interior de objetos chamados buracos negros. A gravidade titânica dos buracos negros é capaz de sugar tudo ao redor, até mesmo a luz. Eles, assim, acabam se transformando em pontos de dimensão zero… ou melhor, singularidades.

Existem dezenas de comunidades no Orkut sobre o nada e com referências ao nada. Exemplos: “Eu Fico Olhando para o Nada”, “Adoro Fazer Nada” , “Eu Não Odeio Nada” , “Nada é Para Sempre?”, “Nada Mudou”, “A Vida não Vale Nada”, “Odeio não Fazer Nada”, “Tudo Deu em Nada” e “Metido a Nada”.

Nada foi título de diversos livros. Ou você não lembra de obras como O Ser e o Nada, de Jean-Paul Sartre? O Ser e o Nada é um marco do “existencialismo”, uma das mais conhecidas correntes filosóficas do século XX.

O nada já foi vilão de filme. Em A História Sem Fim (The Neverending History), o reino de Fantasia é totalmente destruído pelo nada. O únicos que podem combatê-lo são o guerreiro Atreyu e o menino Bastian.

Você já ouviu falar no nadismo? Pois existem até clubes nadistas, associações de pessoas que se reúnem para não fazer absolutamente… nada.
Veja foto abaixo:



domingo, 12 de fevereiro de 2012

MEU MÉDICO !!!


Dr. Paulo Ubiratan, de Porto Alegre, RS, em entrevista a uma TV local,foi questionado sobre vários conselhos que sempre nos são dados...
Veja abaixo um resumo desta entrevista;

Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade?
Resposta: O seu coração foi feito para bater por uma quantidade de vezes e só... não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo gasta-se eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Tire uma soneca !!!

P: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais?
R: Você precisa entender a logística da eficiência... .O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos? Coma frango.


P:Devo reduzir o consumo de álcool?
R: De jeito nenhum. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que vc tire maior proveito dela.
Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!

P: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?
R: Minha filosofia é: Se não tem dor...tá bom!

P: Frituras são prejudiciais?R: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO?? ... Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você?

P: Flexões ajudam a reduzir a gordura? 
R: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho.

P: Chocolate faz mal?
R:Tá maluco?  Cacau!!!! Outro vegetal!! É uma comida boa pra se ficar feliz !!!
E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo, com a intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado.,(boa!)
Melhor enfiar o pé na jaca - Cerveja em uma mão - tira gosto na outra - muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, gritando: VALEU !!! QUE VIAGEM!!!


P S.: SE CAMINHAR FOSSE SAUDÁVEL O CARTEIRO SERIA IMORTAL...!
BALEIA NADA O DIA INTEIRO, SÓ COME PEIXE, SÓ BEBE ÁGUA E É GORDA....!


LEMBRANDO:COELHO  CORRE, PULA E  VIVE 15 ANOS, TARTARUGA NÃO CORRE NÃO FAZ NADA E VIVE 450 ANOS !!!!
"Se você não encontrar sua metade da laranja, não desanime, procure sua metade do limão, adicione açúcar,  vodka e gelo e vá ser feliz!"



BOM, RUIM E TERRÍVEL!

BOM: Sua esposa está grávida.
RUIM: São trigêmeos.
TERRÍVEL: Você fez vasectomia ano passado e não contou prá ninguém.

BOM: Sua esposa não fala mais com você.
RUIM: Ela quer o divórcio.
TERRÍVEL: Ela é advogada.

BOM: Seu filho passou da puberdade.
RUIM: Ele está envolvido com a vizinha da frente.
TERRÍVEL: Você também está.


BOM: Seu marido entende de moda feminina. 
RUIM: Usa a sua roupa.
TERRÍVEL: Fica melhor nele que em você.

BOM: Você decide dar aula de educação sexual para a sua filha.
RUIM: Ela te interrompe várias vezes.
TERRÍVEL: Corrigindo você.

BOM: Sua filha arranjou seu primeiro emprego.
RUIM: De prostituta.
TERRÍVEL: Seus colegas do futebol e do trabalho estão todos ficando clientes dela.
MAIS TERRÍVEL AINDA: Ela está ganhando 10 vezes mais que você e disse que vai reformar a casa.

BOM: Você arranjou uma gata quente para bater papo via CHAT... Começou no erótico, partiu pra sacanagem e descambou na pornografia pura.
RUIM: não agüentando de tesão você resolve se revelar. Ela responde que te conhece e que não vai dar para continuar porque você não passa de um canalha, e vai contar para a sua mulher!
TERRÍVEL: Era sua sogra.

MORAL DA HISTÓRIA:
Tá ruim? Não reclama... Aprenda a sorrir de seus problemas e não terá razões para deixar de sorrir! Loucura é fazermos sempre as mesmas coisas e esperarmos por resultados diferentes! 
O VELHO E O CAVALO


Havia numa aldeia um velho muito pobre que até reis o invejavam, pois ele tinha um lindo cavalo branco...

Reis ofereciam quantias fabulosas pelo cavalo, mas o homem dizia:

-- Este cavalo não é um cavalo para mim, é uma pessoa. E como posso vender uma pessoa, um amigo?

O homem era pobre, mas jamais vendeu o cavalo. Numa manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira. A aldeia inteira se reuniu, e disseram:
-- Seu velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça!

O velho disse: -- Não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira. Este é o fato, o resto é julgamento. Se se trata de uma desgraça ou de uma benção, não sei, porque este é apenas um julgamento. Quem pode saber o que vai se seguir?

As pessoas riram do velho. Elas sempre souberam que ele era um pouco louco. Mas, quinze dias depois, de repente, numa noite, o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso, ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo. Novamente, as pessoas se reuniram e disseram:

-- Velho você estava certo. Não se trata de uma desgraça, na verdade provou ser uma benção.

O velho disse: -- Vocês estão se adiantando mais uma vez. Apenas digam que o cavalo está de volta... Quem poderá saber se é uma benção ou não? Este é apenas um fragmento. Se você lê uma única palavra de uma sentença, como poderá julgar todo o livro?

Desta vez, as pessoas não podiam dizer muito, mas interiormente sabiam que ele estava errado. Doze lindos cavalos tinham vindo...

O velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um cavalo e fraturou as pernas. As pessoas se reuniram e, mais uma vez, julgaram. Elas disseram:
-- Você tinha razão novamente. Foi uma desgraça. Seu único filho perdeu o uso das pernas, e na sua velhice ele era seu único amparo. Agora você está mais pobre do que nunca.

O velho disse:

-- Vocês estão obcecados por julgamento. Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe se isso é uma desgraça ou uma benção. A vida vem em fragmentos; mais que isso, nunca é dado.

Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra, e todos os jovens da aldeia foram forçados a se alistar. Somente o filho do velho foi deixado para trás, pois se recuperava das fraturas. A cidade inteira estava chorando, lamentando-se porque aquela era uma luta perdida e sabiam que a maior parte dos jovens jamais voltaria. Elas vieram até o velho e disseram:
-- Você tinha razão, velho. Aquilo se revelou uma benção. Seu filho pode estar aleijado, mas ainda está com você. Nossos filhos foram-se para sempre.
O velho disse:

-- Vocês continuam julgando. Ninguém sabe! Digam apenas que seus filhos foram forçados a entrar para o exército e que meu filho não foi. Mas somente Deus sabe se isso é uma benção ou uma desgraça. Não julgue, porque dessa maneira jamais se tornará uno com a totalidade. Na verdade, a jornada nunca chega ao fim. Um caminho termina e outro começa: uma porta se fecha, outra se abre. Aqueles que não julgam estão satisfeitos simplesmente em viver o momento presente e nele crescer... Somente eles são capazes de caminhar com Deus.
(DESCONHECIDO)

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Por TÂNIA MONTEIRO, ENVIADA ESPECIAL, MISSÃO VELHA (CEARÁ), estadao.com.br, Atualizado: 9/2/2012 3:06
Planalto aborta visita de Dilma a obra da Transnordestina ao constatar abandono

 Grades de proteção para afastar a multidão, toldos e um palanque foram desmontados às pressas na manhã de ontem depois que a presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem a Missão Velha, no sertão do Cariri, divisa do Ceará com Pernambuco, porque o palco da festa fora montado num trecho de obra paralisada da ferrovia Transnordestina.
O Planalto abortou a escala da presidente no local para evitar constrangimentos, diante da constatação de abandono da obra.
O Estado percorreu alguns trechos da obra em Missão Velha, que seria visitada hoje por Dilma. As cenas relembram o abandono já constatado pela reportagem do jornal em dezembro, quando percorridos trechos da transposição do Rio São Francisco. Ontem, ao inspecionar obras do projeto no Nordeste, Dilma afirmou que quer 'obras controladas' (leia abaixo).
Na ponte 01 de Missão Velha, que está sendo construída, apenas quatro empregados foram encontrados trabalhando no local, pouco antes das 10 horas da manhã, 24 horas antes da visita da presidente. O trecho é de responsabilidade da Odebrecht.
No meio do caminho da estrada de terra que liga Juazeiro do Norte a Missão Velha, a reportagem cruzou ontem com um caminhão que transportava as grades que seriam usadas na montagem do palanque da cerimônia com a presidente Dilma.
Segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Ceará (Sintepav) no Cariri, Evandro Pinheiro, dos 813 funcionários que estavam empregados no início de dezembro, nos três trechos de obras da Transnordestina, restam hoje apenas 190.
Nas obras da transposição, no Ceará, a situação é ainda pior: dos 1.525 trabalhadores registrados em novembro restaram só 299 em Mauriti, município visitado por Dilma ontem.
'Nem se percebe que tem gente trabalhando aqui. Eles (os quatro trabalhadores) estão aqui para não dizerem que está tudo parado. Aqui tinha de ter ao menos 40 ou 50 pessoas', disse o presidente do Sintepav-CE, Raimundo Nonato Gomes. 'Prova de paralisação é que nem tem mais vigia na obra e o refeitório foi desativado, como vocês podem ver', acrescentou ele.
Cícero Roberto Gomes Bezerra foi um dos demitidos pela Odebrecht em janeiro. 'Não estou fazendo nada. É um desespero. Tenho muita preocupação com o futuro dos meus filhos. Já procurei trabalho em Pernambuco, Ceará e na Paraíba. As obras estão todas paradas. O jeito é tentar ir para São Paulo porque tenho três filhos para sustentar e não posso ficar aqui esperando eles voltarem, que ninguém sabe quando vai acontecer. ' Cícero foi demitido em janeiro. Antes, já havia sido dispensado de obra da transposição em Mauriti.
Reflexos. A cidade de Missão Velha já sente os reflexos dessas demissões nos trechos da Transnordestina. Cícero Antonio Gorgonha, dono da Mercearia e Casa de Frios Gorgonha, disse que o faturamento do restaurante caiu R$ 10 mil por mês com a diminuição do movimento. 'Estão entregando as casas que alugaram e parando de comprar. Muita gente foi embora. É uma grande perda para o comércio que estava cheio de esperança com as obras', desabafou Gorgonha.
No Restaurante Tempero Mineiro, o movimento caiu 30%, segundo Demi, que não quis informar o sobrenome. Ele disse que em dezembro tinha 20 funcionários e já demitiu 6 deles.
Ontem, em Juazeiro, a presidente justificou por que cancelou a visita à área da Transnordestina: 'Quero ver o maior trecho em andamento que é de Eliseu Resende até Salgueiro e de Salgueiro até Suape'. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou que vários contratos da Transnordestina e da transposição serão rescindidos com empreiteiras para 'não estourar os limites legais' de aditivos de 25% dos valores totais da obra.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

É DE LASCAR ESSA ESTATÍSTICA:
Passeata do Orgulho Gay: 1 milhão de pessoas.
Passeata contra a Corrupção: 2.500 pessoas.
CONCLUSÃO MAIS DO QUE LÓGICA:
Tem mais gente lutando pelo direito de dar o rabo que pelo direito de não ser enrabado.